Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas

Autores

  • Zara Pinto-Coelho

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.60

Palavras-chave:

corpo, heterossexualidade, revistas femininas, sociossemiótica.

Resumo

Há razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –,  e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATTWOOD, F. Fashion and passion: marketing sex to women. Sexualities, v. 8, n. 4, p. 392-406, out. 2005.

BERGER, J. Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1982.

BEST, S. Sexualizing space. In: GROSZ, E.; PROBYN, E. (Ed.). Sexy bodies: the strange carnalities of feminism. Londres: Routledge, 1995, p. 181-194.

BETTERTON, R. Prima gravida: reconfiguring the maternal body in visual representation. Feminist Theory, v. 3, n. 3, p. 255-270, dez. 2002.

CASCAIS, A. F. Corpo, poder e desigualdade. Manifesto, p. 36-55, abr. 2004.

FOUCAULT, M. Power/knowledge: selected interviews and other writings, 1972-1977. Nova York: Pantheon Books, 1980.

GILL, R. Empowerment/sexism: figuring female sexual agency in contemporary advertising. Feminism Psychology, v. 18, n. 1, p. 35-60, fev. 2008.

______. Mediated intimacy and postfeminism: a discourse analytic examination of sex and relationships advice in a women’s magazine. Discourse & Communication, v. 3, n. 4, p. 345-369, nov. 2009.

______. Sexism reloaded, or, it’s time to get angry again. Feminist Media Studies, v. 11, n. 1, p. 61-71, mar. 2011.

GOODWIN, C. The body in action. In: Justin C., Richard G. (Ed.). Discourse, the body, and identity. Londres: Palgrave Macmillan, 2003, p. 19-42.

HARVEY, L.; GILL, R. Spicing it up: sexual entrepreneurs and the sex inspectors. In: GILL, R.; SCHARFF, C. (Ed.). New femininities: postfeminism, neoliberalism and subjectivity. Londres: Palgrave Macmillan, 2011, p. 52-67.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. Cambridge, Reino Unido: Polity, 1988.

HOLLWAY, W. Gender difference and the production of subjectivity. In: HENRIQUES, J. et al. Changing the subject: psychology, social regulation and subjectivity. Londres: Methuen, 1984, p. 227-263.

JAY, M. Regímenes escópicos de la modernidad. In: MARTIN, J. Campos de fuerza: entre la historia intelectual y la crítica cultural. Barcelona: Paidós, 2003, p. 221-252.

KRESS, G. Linguistic processes in sociocultural practice. Oxford: Oxford University, 1989.

______; VAN LEEUWEN T. Reading images: the grammar of visual design. Londres: Routledge, 1996.

______; ______. Reading images: the grammar of visual design. Londres: Routledge, 2006.

LAZAR, M. M. “Discover the power of femininity!”: analysing global “power femininity” in local advertising. Feminist Media Studies, v. 6, n. 4, p. 505-518, 2006.

______. Entitled to consume: postfeminist femininity and a culture of post-critique. Discourse & Communication, v. 3, n. 4, p. 371-400, 2009.

LEISS, W.; KLINE, S.; JHALLY, S. Social communication in advertising: persons, products and images of well-being. Scarborough, Ontário: Nelson Canada, 1990.

LELWICA, M. Fulfilling femininity and transcending the flesh: traditional religious beliefs and gender ideals in popular women’s magazines. Journal of Religion & Society, n. 1, 1999. Disponível em: <http://moses.creighton.edu/jrs/toc/1999.html>. Acesso em: 17 jul. 2013.

LUPTON, D. The imperative of health: public health and the regulated

body. Londres: Sage, 1995.

MACHIN, D.; THORNBORROW, J. Branding and discourse: the case of Cosmopolitan. Discourse & Society, v. 14, n. 4, p. 453-471, jul. 2003.

MCROBBIE, A. Post-feminism and popular culture. Feminist Media

Studies, v. 4, n. 3, p. 255-264, 2004.

MESSARIS, P. Visual persuasion: the role of images in advertising. Londres: Sage, 1997.

MOONEY-SOMERS, J. Heterosexual male sexuality: representations and sexual subjectivity. Sydney, 2005. Tese (Doutorado) – School of Psychology, University of Western Sydney.

MULVEY, L. Visual pleasure and narrative cinema. In: ______. Visual and other pleasures. Londres: Palgrave Macmillan, 1989, p. 14-26.

MYERS, G. Words in ads. Londres: Edward Arnold, 1994.

PATTERSON, M; ELLIOTT, R. Negotiating masculinities: advertising and the inversion of the male gaze. Consumption Markets and Culture, v. 5, n. 3, p. 231-249, jan. 2002.

PINTO-COELHO, Z. Imagens publicitárias: jogos de olhares, género e sexualidades. Comunicação e Sociedade, v. 11, p. 175-184, 2007.

______; MOTA-RIBEIRO, S. Gazing back at you: a visual approach to gender and sexuality discourses in women’s magazine ads. Barcelona, 25-28 nov. 2008. Comunicação proferida no European Communication Research and Education Association (ECREA).

______; ______. O reino do casal heterosexual na publicidade: uma análise sociosemiótica [sic] das estratégias visuais e inscrições discursivas. Comunicação e Sociedade, v. 21, p. 205-214, 2012.

POLLOCK, G. Vision and difference: femininity, feminism and histories of art. Nova York: Routledge, 1988.

POTTS, A. Homebodies: images of ‘inner space’ and domesticity in women’s talk on sex. Journal of Mundane Behavior, v. 3, n. 1, fev. 2002. Disponível em: <http://www.mundanebehavior.org/index2.htm>. Acesso em: 17 jul. 2013.

SCHROEDER, J.; ZWICK, D. Mirrors of masculinity: representation and identity in advertising images. Consumption, Markets and Culture, v. 7, n. 1, p. 21-52, mar. 2004.

SHIELDS, V. Advertising visual images: gendered ways of seeing and looking. Journal of Communication Inquiry, v. 14, n. 2, p. 25-39, jul. 1990.

SHILLING, C. The body and social theory. Londres: Sage,1993.

SMELIK, A. Fashion and visual culture. In: BRAND, J; TEUNISSEN, J.; ZWAAG, A. V. D. The power of fashion: about design and meaning. Arnhem, Holanda: ArtEZ Press, 2006, p. 152-171.

WEGENSTEIN, B. The cosmetic gaze: body modification and the construction of beauty. Londres: MIT Press, 2012.

WHITE, M. The body and the screen: theories of internet spectatorship. Cambridge, Estados Unidos: MIT Press, 2006.

WINSHIP, J. Women outdoors: advertising, controversy and disputing feminism in the 1990s. International Journal of Cultural Studies, v. 3 n. 1, p. 27-55, abr. 2000.

Downloads

Publicado

2013-01-05

Como Citar

PINTO-COELHO, Z. Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 98–107, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i14.60. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos