No estúdio fotográfico de Fidanza: a construção da imagem das mulheres escravizadas na cidade de Belém (1869-1875)

Autores

  • Amanda Gatinho Teixeira (UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i30.1239

Palavras-chave:

Felipe Augusto Fidanza, Mulheres escravizadas, Fotografia, Vestuário, Adornos

Resumo

O presente artigo procura analisar parte da obra do fotógrafo português Felipe Augusto Fidanza, que começou a trabalhar em Belém no ano de 1867, tornando-sebuma das principais referências no campo da fotografia da região Norte brasileira. Sua obra ompõe um importante acervo documental da virada do século XX, em que foram retratados cenas urbanas do cotidiano da cidade e “tipos” sociais que circulavam pelas ruas. A partir da análise de cinco fotografias de diferentes mulheres, observamos seus vestuários e adornos corporais, bem como suas expressões e posturas que nos concedem importantes pistas que ajudam a revelar suas identidades e parte de suas respectivas histórias.

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Biografia do Autor

Amanda Gatinho Teixeira, (UFPA).

Mestre em Antropologia.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

TEIXEIRA, A. G. No estúdio fotográfico de Fidanza: a construção da imagem das mulheres escravizadas na cidade de Belém (1869-1875). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 157–180, 2020. DOI: 10.26563/dobras.i30.1239. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1239. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê