A moda: campo expandido da arte, da cultura, da ciência, da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1778

Resumo

Em seu recém-lançado “O Ser e a Moda: a metafísica do vestir”, (2023), Ana Carolina Acom nos diz que a relação humana com o artefato vestível parece universal, mas a multiplicidade de aportes para essa relação é o que caracteriza o Campo, por seu caráter múltiplo e prolífero em objetos e perspectivas de pesquisa. Assim, a multiplicidade do Ser da Moda pode ser referida pela própria característica interdisciplinar dos diferentes objetos que tangenciam o seu campo (Acom, 2023, p. 29-30). [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Acom, Universidade Federal da Integração Latino- -Americana (UNILA)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE). Universidade Federal da Integração Latino-
-Americana (UNILA). anacarolinaacom@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/7164611825752287 .

Joana Bosak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras - Literatura Comparada. UFRGS. joanabosak@gmail.com, http://lattes.cnpq.
br/2938354734194794

 

 

Referências

ACOM, Ana Carolina. O Ser e a Moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.

ARNOUX, Danielle et al. O grito da seda. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BOSAK, Joana. Museu Portátil, ou a poética da moda encarnada. In: ACOM, Ana C. et al. Museus Portáteis e outras histórias da arte-moda. Foz do Iguaçu: EdUNILA, 2023, pp.186-196.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: Blog ClubF Bazar do Tempo, 2021. Disponível em: https://clubef.bazardotempo.com.br/2021/07/21/manifesto-ciborgue-de-donna-haraway/. Acesso em 31 de outubro de 2023, às 15:45.

KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas. Niteroi: EdUFF, 2008.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da Modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais 32(94), 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017

PINENT, Livia. O consumidor expandido: reflexos de um estudo etnográfico sobre moda, arte e comunicação na Fondazione Prada. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho, 2019.

SANTOS, Heloisa Helena de Oliveira. Uma análise teórico-política decolonial sobre o conceito de moda e seus usos. In: Modapalavra e-periódico 13(28): 164-190. Florianópolis: UDESC, 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x13272020164

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx. Roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

ACOM, A. C.; BOSAK, J. A moda: campo expandido da arte, da cultura, da ciência, da vida. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 8–14, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i39.1778. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1778. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Apresentação Dossiê