Cangaceiros e sua existência ético-estética: entre dândis do sertão e banditismo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1652

Palavras-chave:

Estética do cangaço, Modos de existência, Modernidade, Lampião

Resumo

Este artigo traz uma investigação de caráter pós-doutoral sobre o modo de existência ético-estético dos cangaceiros. O Cangaço é um movimento da subcultura fora- -da-lei, no Nordeste do Brasil, que remonta a meados do século XIX. Esta pesquisa reflete sobre a estética do bando de Lampião, em atuação entre os anos de 1920 a 1940. A estética do cangaço é marcante pela indumentária de couro, originada do vaqueiro da região, mas que constitui-se em aparência única, repleta de bordados simbólicos, adereços metálicos e composições entre funcionalidades bélicas e adornáveis. O estudo contempla os significados da modernidade em autores como Walter Benjamin e Charles Baudelaire, e como seus conceitos são pensados na aparição dos sujeitos ambíguos que viviam de forma nômade na caatinga, no sertão nordestino. Entre as instâncias que o cangaceiro se situa na cultura popular, o artigo demonstra sua presença na transição do cinema de caráter clássico-industrial para a experimentação autoral no Cinema Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Acom

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE). Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). anacarolinaacom@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/7164611825752287

Referências

ACOM, Ana Carolina. A moda se diz de muitos modos: o campo da moda entre ontologia e estética. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu, 2021.

ARAUJO, Germana Gonçalves de. Aparência Cangaceira: um estudo sobre a aparição como aspecto de poder. Tese de Doutorado. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, 2013.

ARRUDA, Lilian. Entre Tramas, Rendas E Fuxicos: Memória Globo. São Paulo: Globo, 2007.

BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. In: Poesia e prosa. Edição organizada por Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. Tradução de Heindrun Krieger Mendes da Silva, Arlete de Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

CARVALHO, Espedito Velozo de. In: LINS, Larissa. Entrevista: A incrível história do homem que calçou Lampião - e outras sandálias nordestinas. Diário de Pernambuco, 2017. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/moda/2017/05/a-incrivel-historiado-homem-que-calcou-lampiao-e-outras-sandalias-n.html> (Acesso em: Fev./ 2023.)

CHAVES, Luciano Gutembergue Bonfim. Da cabeça aos pés: a estética do cangaço. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia. Rio de Janeiro, 2021.

COSTA, Ana Lourdes de Aguiar Costa. Biografando o vestido de Maria Bonita do Museu Histórico Nacional: musealização e questões de gênero. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, 2021.

COSTA, Ana Lourdes de Aguiar Costa. O vestido de Maria Bonita: musealização e discursos concorrentes da feminilidade no Museu Histórico Nacional. In: Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, vol. 56, p. 1-20, 2022.

Diana. Ensaios sobre Moda, Arte e Globalização Cultural. Tradução de Camila Fialho, Carlos Szlak e Renata Laureano. São Paulo: Editora Senac, 2011.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2008.

DUTRA, Wescley Rodrigues. Nas Trilhas do “Rei do Cangaço” e de suas Representações (1922-1927). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, 2011.

FLORES, Silvana. A figura do cangaceiro como emblema da nacionalidade: do distanciamento social ao compromisso histórico-político. In: BARRENHA, Natalia Christofoletti, et al. (Org). Actas del I – Simposio iberoamericano de estudios comparados. Ciudad Autónoma de

Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2015.

FOUCAULT, Michel. Uma estética da existência. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Ditos e escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

GILLONE, Daniela. Dos heróis bandoleiros ao cobrador. In: AGUILERA, Yanet; MONTEIRO, Lúcia Ramos; BARRENHA, Natalia Christofoletti (Orgs.). Imagens de um Continente. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2016.

HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Ed.SENAC e Edições SESC, 2015.

HOFFMANN, Ana. Pinturas de si: moda e artesania da existência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2015.

MACIEL, Frederico Bezerra. Lampião, seu tempo e seu reinado, Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 1985.

MASSENZI, Pierino. Entrevista. In: HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. SENAC e Edições SESC, 2015.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço. Recife: Cepe, 2022.

MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do Sol: Violência e Banditismo no Nordeste do Brasil. São Paulo: A Girafa, 2013.

SUASSUNA, Ariano. Prefácio. In: MELLO, Frederico Pernambucano de. Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço. Recife: Cepe, 2022.

TEODORO, Jorge Benedito de Freitas. As imagens da modernidade nos “Quadros Parisienses” de Baudelaire e a relação com o Caderno “J-Baudelaire” do Projeto das Passagens. In: Caderno Walter Benjamin. Grupo de Estudos Walter Benjamin (GEWEBE), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza. Caderno 09, n. 9, jul./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.17648/2175-1293-v9n2012-4

XAVIER, Tainá. Direção de Arte no Brasil: Um percurso de formação entre o artesanato e a indústria. In: BUTRUCE, Débora; BOUILLET, Rodrigo. (orgs.). A Direção de Arte no Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

ACOM, A. C. Cangaceiros e sua existência ético-estética: entre dândis do sertão e banditismo social. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 38–60, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i39.1652. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1652. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê