300 years of bodies and corsets in their rhythmic manifestations
for a fashion semiotics
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1286Palavras-chave:
Corset, Corpo feminino, Moda ocidental, Semiótica visual, SociossemióticaResumo
O presente artigo parte do projeto de pesquisa que analisou 300 anos da práticade constrição do torso feminino, com o objetivo de apresentar as teorias que ofereceram o suporteteórico à investigação, explorando em que medida sua intersecção e articulação pode serpostulada como um método de análise de objetos da moda. Partindo dos trabalhos semióticospreocupados com a plástica dos objetos, particularmente as teorias propostas por Greimas esubsequentemente desenvolvidas por Floch e Oliveira, propomos um exame da moda além desua plástica, explorando as maneiras como as relações entre corpo e vestimenta se traduzemem problemas do discurso e das interações narrativas, retornando à semiótica de Greimas e àsociossemiótica de Landowski. A combinação de teorias apresentadas neste artigo foi utilizadana investigação de um corpus de dispositivos femininos utilizados para re-modelar a silhuetada mulher pela História, tais como corsets e crinolinas, e também os vários tipos de shapers,em conjunto com a análise de textos de suporte, como obras de arte, trabalhos literários, peçasda cultura popular e anúncios publicitários. O trabalho apresenta os passos da investigação queocorreram entre 2012 e 2014 – a seleção do corpus e seu estudo – bem como os desenvolvimentosfuturos que partem desse primeiro exame, promovendo a reconstrução do trabalho que resultaem uma proposição metodológica que serve não apenas à análise de objetos vestimentares,mas que é pertinente a quaisquer outras manifestações que sejam sujeitas a mudanças rítmicas.
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