A vida das máscaras
moda, corpo, grotesco
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1288Palavras-chave:
Máscara, Corpo grotesco, Corpo revestido, Coronavírus, Sociossemiótica da modaResumo
Neste artigo, concentro-me no papel das máscaras faciais, necessárias em todoo mundo em razão da pandemia do coronavírus em 2020, e transformadas em indumentáriana moda. Enquadrarei a função das máscaras no âmbito do conceito antropológico (Lévi-Strauss), sociológico e da semiótica, e a analisarei em relação à imagem do corpo grotesco(Bakhtin). Partirei de uma definição de moda como sistema de signo (Barthes) e dareflexão sobre como os signos da moda contemporânea exprimem de modo marcante asaberturas do corpo e as inversões semânticas características do estilo grotesco. A funçãoprotetiva das máscaras, ou seja, impedir as aberturas e as contaminações entre os corpos,característica do grotesco no sentido bakhtiniano, é, porém, semioticamente contestadajustamente pelo tornar-se moda desses objetos, que assumem cores, fantasias, formas edimensões ligadas à inventividade estilística e à criatividade desenfreada, e mesmo pessoal.As máscaras na moda tornam-se, assim, o símbolo da época do coronavírus, comoobjeto que resiste idealmente à separação entre os corpos imposta pelo distanciamentosocial, e ao mesmo tempo interpretam de forma emblemática a ideia de responsabilidadecoletiva dos corpos cobertos, mesmo além da pandemia.
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Referências
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