A sustentabilidade na indústria da moda e o ressurgimento dos corantes naturais

desafios e possibilidades no século XXI

Autores

  • Teresa Campos Viana de Souza
  • Rita A. C. Ribeiro
  • Eliane Ayres
  • Frederico Campos Viana

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i32.1367

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade, Corantes naturais, Impacto ambiental, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O presente artigo tem a intenção de abordar como a sustentabilidade e o cuidado com os resíduos industriais passaram a ser discutidos na moda. Considera-se que estar na moda é ter uma preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de fazer algo que contribua para mudar os rumos atuais do consumo e possibilite a interação entre o homem e a natureza de forma mais harmoniosa. Repensar os ciclos produtivos e as formas de exploração e de interface com a floresta e com o meio ambiente é justamente o paradigma dos próximos anos, e da chamada retomada verde. O tingimento de produtos do design têxtil com corantes naturais é uma expressão cultural única e não pode ser comparado somente em termos de eficiência em relação à utilização de corantes sintéticos e industriais. Uma desvantagem dos corantes naturais, independentemente de sua fonte vegetal, é a baixa concentração de corante nos extratos obtidos – já que acumular o extrato por meio de evaporação consome grande quantidade de energia. Um aspecto interessante dos corantes naturais que vem sendo abordado na literatura é a atividade antimicrobiana da matéria-prima empregada na extração dos corantes. No atual contexto, o caráter sustentável deixa de ser considerado apenas diferenciador e se torna essencial, levando à necessidade de utilização de materiais não nocivos ao meio ambiente, como os renováveis e, mais especificamente, de corantes naturais como matéria-prima para o design de produtos têxteis, constituindo parte importante do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Teresa Campos Viana de Souza

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Rita A. C. Ribeiro

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

Eliane Ayres

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Frederico Campos Viana

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV – EAESP).

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

SOUZA, T. C. V. de; RIBEIRO, R. A. C.; AYRES, E.; VIANA, F. C. A sustentabilidade na indústria da moda e o ressurgimento dos corantes naturais: desafios e possibilidades no século XXI. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 32, p. 66–87, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i32.1367. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1367. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê