“Toda gordinha tem o direito de se vestir bem e estar na moda”
consumo, dissenso e insurgência em grupos sobre moda plus size no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1427Palavras-chave:
Corpo, Plus Size, Moda, Dissenso, Redes SociaisResumo
A emergência dos chamados “fat studies” permite tratar as questões relacionadas ao corpo a partir de categorias políticas associadas à formas de vida e reivindicações sobre um modo de presença. Este artigo delineia alguns aspectos das intersecções entre moda plus size e as representações dos corpos em grupos virtuais de troca e páginas de lojas especializadas na rede social Facebook. A partir da análise dos descritivos de 16 “fanpages” ou grupos voltados a essa temática, foi possível delinear três discursos de dissenso a partir (1) da afirmação da beleza do corpo plus size e do direito de se vestir bem; (2) do reconhecimento e da denúncia de um discurso normativo prévio e (3) da crítica não apenas ao padrão vigente, mas ao arbitrário de qualquer padrão. Esses pontos são discutidos a partir de perspectivas que aproximam política e identidade.
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