“Toda gordinha tem o direito de se vestir bem e estar na moda”

consumo, dissenso e insurgência em grupos sobre moda plus size no Facebook

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1427

Palavras-chave:

Corpo, Plus Size, Moda, Dissenso, Redes Sociais

Resumo

A emergência dos chamados “fat studies” permite tratar as questões relacionadas ao corpo a partir de categorias políticas associadas à formas de vida e reivindicações sobre um modo de presença. Este artigo delineia alguns aspectos das intersecções entre moda plus size e as representações dos corpos em grupos virtuais de troca e páginas de lojas especializadas na rede social Facebook. A partir da análise dos descritivos de 16 “fanpages” ou grupos voltados a essa temática, foi possível delinear três discursos de dissenso a partir (1) da afirmação da beleza do corpo plus size e do direito de se vestir bem; (2) do reconhecimento e da denúncia de um discurso normativo prévio e (3) da crítica não apenas ao padrão vigente, mas ao arbitrário de qualquer padrão. Esses pontos são discutidos a partir de perspectivas que aproximam política e identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ABRANTES, Alômia. Meu post, meu corpo, minha luta. 30. ANPUH. Recife: Anais… UFPE, 15 a 19 de Julho de 2019.

AIRES, Aliana B. De gorda à plus size. São Paulo: ESPM, 2019 (Doutorado em Comunicação).

AIRES, Aliana; HOFF, Tania. A invenção do sujeito plus size. 27o. COMPÓS. Belo Horizonte: Anais… PUC-MG, 5 a 8 de junho de 2018.

AMARI, Gabriela K. Valorização do corpo plus size através do vestuário. Apucarana: UFTPR, 2014 (TCC em Design de Moda).

ARTERO, Rafaela N. ; MARTINO, Luís M. S. Um tênis All-Star no século XVIII: tensionamentos da representação histórica no figurino de -Maria Antonieta-, de Sofia Coppola. Panorama, v. 8, no. 1, 2018, pp. 2-17.

BARD, Natasha L. S. A moda como representação de identidade em consumidoras plus size. Porto Alegre: UFRGS, 2013 (Mestrado em Comunicação).

BETTI, Marcella U. Beleza sem medidas? São Paulo: USP, 2014 (Mestrado em Antropologia Social).

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CASTRO, Ana L. Corpo, consumo e mídia. Comunicação, Mídia e Consumo, no. 1, Vol. X, …

EMILIOZZI, Maria V. A que llamamos forma de vida saludable? Enclaves, Vol. 11, no. 22, julho-dezembro 2017, pp. 109-125.

FACCIA, Analía. Discursos sobre el cuerpo, vestimenta y desigualdad de género. Cuaderno 76, 2019, pp. 37-48.

FASSIN, D. Another politics of life is possible. Theory, culture & society, v.26, n.5, 2009, p.44-60.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

FOUCAULT, Michel. Poder de morte e direito sobre a vida. In: História da Sexualidade, v.1, A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980, p.127-152.

GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GRADIN, Letícia; DUFLOTH, Mariá; FREIRE, Robson. O que se veste na mídia não cabe no consumidor. 13o. INTERCOM SUL. Chapecó: Anais… Unichapecó, 31 de maio a 2 de junho de 2012, pp. 1-15.

HOFF, Tania; AIRES, Aliana. Anúncios publicitários de moda plus size. Mídia e Cotidiano, Vol. 12, no. 2, dezembro 2018, pp. 52-72.

LOPES, Michelle A. P. Da moda do corpo ao corpo da moda. 5o. ALED. São Carlos: Anais… UFSCar, 29 a 31 de maio de 2014.

MARCELJA, Karen G. A busca por uma identidade através da moda plus size. 5o. Comunicon. São Paulo: Anais… ESPM, 5 a 7 de outubro de 2015.

MARCELJA, Karen G. De gordas à plus size. São Paulo: PUC, 2018 (Doutorado em Ciências Sociais).

MARQUES, Angela; MAYRINK, Ana Luísa A potencialidade das roupas na expressão política e na subjetivação de mulheres trans. Novos Olhares, Vol. 5, no. 2, 2016, pp. 7-24.

MARTINO, Luís M. S. Comunicação e Identidade: quem você pensa que é? São Paulo: Paulus, 2010.

MARTINO, Luís M. S.; MACHADO, Juliana R.; MARQUES, Angela C. S. Delineamentos da moda como dispositivo biopolítico: uma análise das interações nas Páginas Le Lis Blanc e Torra- Torra No Facebook. Contemporânea, v. 16, p. 44-69, 2018.

MARTINO, Luís M.; MARQUES, Angela C. S. A afetividade do conhecimento na epistemologia. Matrizes, vol. 12, no. 1, 2018a, pp. 217-234.

MARTINO, Luis, M. ; MARQUES, Angela. Enquadramentos biopolíticos do corpo heterotópico: entre o controle prescritivo e a potência disruptiva. In: SILVA, Mauricio R.; MENDONÇA; Carlos M.; CARVALHO, Carlos Alberto; MENEZES, José Eugenio; COELHO, Maria das Graças Pinto (orgs.). (Org.). Mobilidade, espacialidades e alteridades. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2018b, v. 1, p. 259-280.

MARX, Karl. O capital, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. MELGAÇO, Paula T. O corpo plus size feminino na mídia digital brasileira. Viçosa: UFV, 2016 (Mestrado em Letras)

MORENO, Tania V. A constituição dos sentidos da mulher “plus size”. Campo Grande: UEMS, 2014 (Mestrado em Letras).

NECHAR, Patrícia. Diversidade de corpos: a ascenção do corpo gordo através das artes, redes sociais e o movimento plus size. 41o. INTERCOM. Joinville: Anais… Univille, 2 a 8 de setembro de 2018.

NOVAES, Joana de V. Com que corpo eu vou? Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ, 2010.

NOVAES, Joana de V. O intolerável peso da feiúra. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

PEREIRA, Kelma. Estratégias de marketing para o segmento de moda plus size. Goiânia: CUAF, 2017 (Mestrado em Administração)

PEREIRA, Pâmela B. O corpo é livre. São Borja: Universidade Federal do Pampa, 2018 (Mestrado em Publicidade e Propaganda)

PFUETZENREITER, Nataniele P. B. Obesidade sob o olhar antropológico. Santos: UCS, 2018 (Mestrado em Saúde Coletiva).

RADDATZ, Cassio. “Fazendo gordice”: os anúncios de moda plus size. Santa Maria: UFSM, 2018 (TCC em Publicidade e Propaganda)

RAMOS, Conrado. A dominação do corpo no mundo administrado. São Paulo: Escuta, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Ed. 34, 2018a.

RANCIÈRE, Jacques. Le temps modernes. Paris : La Fabrique, 2018b.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. São Paulo: Ed. 34, 2017.

ROIZMAN, Daniel. A obesidade “não toda”. São Paulo: Escuta, 2017.

SANTOS, Sabrina P.; ROCHA, Maria Alice; MARTINS, Marcelo. As interrelações do corpo na contemporaneidade e o consumo da moda plus size. 13o. Colóquio de Moda. Bauru: Anais… Unesp, 11 a 15 de outubro de 2017.

SANTOS, Sabrina. Processos de busca da consumidora de roupas plus size. Recife: UFRPE, 2016 (Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social)

SANTOS, Tania C.; ANTUNES, Maria C. C. Se todo gordo é feliz, a obesidade é um sintoma ou uma solução? In: BASTOS, Angela. Psicanalisar Hoje. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2006.

SARTURI, Letícia; CERQUEIRA, Carla. Mulheres, empoderamento e autoestima. Genero & Direito. Vol. 6, no. 1, 2017, pp. 1-28.

SILVA, Lucimar A. Representações do corpo feminino na moda plus size no Brasil. Viçosa: UFV, 2015 (Mestrado em Letras)

SOUSA Jr, João H. Avaliação de consumidores gordos e magros em relação aos estímulos promocionais da moda plus size no varejo de vestuário. Recife: UFPE, 2018 (Mestrado em Adminstração)

SOUZA, Barbara P. O corpo feminino plus size. Palhoça: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2017 (Mestrado em Ciências da Linguagem).

SOUZA, Bárbara P. O movimento plus size e o corpo. ModaPalavra, Vol. 12, no . 26, out-dez, 2017, pp. 68-91.

TAVARES, Anna O. A. Mais de mim - Plus Size. Fortaleza: UFC, 2017 (TCC em Design de Moda)

TAVARES, Hellen O. R. Obesidade, processos identitários e relações de poder. Araraquara: Unesp: 2016 (Mestrado em Letras)

TREVISOL Neto, Orestes; CAFÉ, Ligia M. A.; SILVA, Edna L. As instituições, produtores e produtos científicos do campo da moda no Brasil. Perspectivas em Ciências da informação, Vol. 22, no. 2, abril-junho 2017, pp. 152-169.

VALIM, Claudinéia C. Moda plus size em governamentalidade. Maringá: UEL: 2017 (Mestrado em Letras).

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, Ângela C. S. “Toda gordinha tem o direito de se vestir bem e estar na moda”: consumo, dissenso e insurgência em grupos sobre moda plus size no Facebook. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 16–37, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1427. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1427. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê