“Toda gordinha tem o direito de se vestir bem e estar na moda”

consumo, dissenso e insurgência em grupos sobre moda plus size no Facebook

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i33.1427

Palavras-chave:

Corpo, Plus Size, Moda, Dissenso, Redes Sociais

Resumo

A emergência dos chamados “fat studies” permite tratar as questões relacionadas ao corpo a partir de categorias políticas associadas à formas de vida e reivindicações sobre um modo de presença. Este artigo delineia alguns aspectos das intersecções entre moda plus size e as representações dos corpos em grupos virtuais de troca e páginas de lojas especializadas na rede social Facebook. A partir da análise dos descritivos de 16 “fanpages” ou grupos voltados a essa temática, foi possível delinear três discursos de dissenso a partir (1) da afirmação da beleza do corpo plus size e do direito de se vestir bem; (2) do reconhecimento e da denúncia de um discurso normativo prévio e (3) da crítica não apenas ao padrão vigente, mas ao arbitrário de qualquer padrão. Esses pontos são discutidos a partir de perspectivas que aproximam política e identidade.

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Biografia do Autor

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, Ângela C. S. “Toda gordinha tem o direito de se vestir bem e estar na moda”: consumo, dissenso e insurgência em grupos sobre moda plus size no Facebook. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 33, p. 16–37, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i33.1427. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1427. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê