“Isso é tão Aesthetic!”: a estetização da imagem de moda do “Look do dia” no Instagram ao “Arrumese comigo!” no TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1512

Palavras-chave:

Aesthetic, Estetização, “Look do dia”, “Arrume-se comigo!”, Consumo

Resumo

A estetização do mundo tem se mostrado explícita através das redes sociais. O termo Aesthetic vem sendo utilizado para denominar a composição harmônica do estilo de vida, referências culturais, hábitos e costumes nos perfis on-line de plataformas como Instagram e TikTok. Nos aplicativos de produção de fotografias e vídeos escolhidos para este estudo, o comportamento dos usuários fortalece o capitalismo artista que consiste em estilizar bens e serviços a fim de movimentar o mercado na incessante busca que envolve os sujeitos, refletindo sobre o poder do consumo de imagens e aquisição de novos produtos. O presente artigo busca investigar como as tags “Look do Dia” e “Arrume-se comigo!” favorecem na busca dos indivíduos por experiências estéticas contínuas para a construção da autoimagem nas duas primeiras décadas do século XXI. Destacando pensadores como Lipovetsky, Serroy, Hegel e Maffesolli, as questões aqui pautadas, numa perspectiva compreensiva, interpretam a potência do Instagram e do TikTok junto ao Pinterest como repositórios e acervos renováveis da imagem da moda contemporânea.

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Biografia do Autor

Helena Gabrielle Souza Ribeiro

Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade (UEFS). Doutoranda em Cultura e Sociedade (UFBA). helenagabriellesr@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3477615754129120

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

SOUZA RIBEIRO, H. G. “Isso é tão Aesthetic!”: a estetização da imagem de moda do “Look do dia” no Instagram ao “Arrumese comigo!” no TikTok. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 39, p. 201–225, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i39.1512. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1512. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos