Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1531

Palavras-chave:

Política, Corpo e moda, Semiótica figurativa e plástica

Resumo

Este artigo propõe uma investigação acerca dos perfis de lideranças políticas brasileiras na rede social Instagram, a fim de analisar as estratégias discursivas de construção da autenticidade centradas nos dispositivos semióticos do corpo e do vestuário. A este respeito, temos como hipótese que, sob o perfil semiótico, o valor de autenticidade é construído a partir de arranjos figurativos e plásticos capazes de investi-los de uma aura de aparente simplicidade, um simulacro do sujeito comum que posta nas redes sociais, um cidadão que goza de uma vida comum e em comum com seus seguidores-eleitores. Para essa investigação e análise contamos com o suporte do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva de orientação greimasiana, em particular da semiótica figurativa e da semiótica plástica, e das recentes contribuições da semiótica no estudo do populismo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, Guilherme. Esquerda acolhe Joice Hasselmann. Época. 11 nov. 2019. Disponível em: Acesso em: 15 jul. 2020.

BARTEZZAGHI, Stefano. Banalità. Milano: Bompiani, 2019.

CASA VOGUE. Michel e Marcela Temer descaracterizaram decoração do Palácio da Alvorada. Revista Casa Vogue. 13 jan. 2017. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2017/01/michel-e-marcelatemer-mudam-decoracao-dopalacio-da-alvorada.html. Acesso em: 15 jun. 2020.

DEMURU, Paolo. A Carne Medial da Política: Corpo e contágio na era do populismo digital. XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande -MS, 23 a 25 de junho de 2020. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2020.

DEMURU, Paolo. Gastropopulism: a sociosemiotic analysis of politicians posing as “the everyday man” via food posts on social media. Social Semiotics, 31(3), 2021, p. 507.527. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10350330.2021.1930800. DOI: https://doi.org/10.1080/10350330.2021.1930800

DEMURU, Paolo; SEDDA, Franciscu. Il corpo social-ista. Actes Semiotiques. N. 13, 2020. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6516. Acesso em: 25 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.25965/as.6516

DEMURU, Paolo; OLIVEIRA, Felippe Pimenta Rodrigues; CUEVAS-CALDERÓN, Elder. Regímenes de corporeidad y producción de sentido en el discurso visual de Bolsonaro: exploraciones sociosemióticas. Comunicación y Sociedad, p. 1-27, 2021. DOI: 10.32870/cys.v2021.7949. Disponível em: http://comunicacionysociedad.cucsh.udg.mx/index.php/comsoc/article/view/e7949. Acesso em: 14 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.32870/cys.v2021.7949

DIEHL, Paula. The body in populism. In. HEINISCH, Reinhard; HOLTZ-BACHA, Christina; MAZZOLENI, Oscar (orgs). Political populism: a handbook, Baden-Baden: Nomos Verlagsgesellschaft, 2017, p. 361-372. DOI: https://doi.org/10.5771/9783845271491-361

autêntico e profanação do contrário. Agenda Política, 8(1), 2020, 131-156. https://doi.org/10.31990/agenda.2020.1.5. DOI: https://doi.org/10.31990/agenda.2020.1.5

FLOCH, Jean-Marie. Semiótica plástica e linguagem publicitária. Trad. port. José Luiz Fiorin. Revista Significação, p. 29-50, 1987. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1985.90495

GERBAUDO, Paolo. Populism 2.0: Social media activism, the generic Internet user and interactive direct democracy. In FUCHS, Christian; TROTTIER, Daniel (orgs). Social Media, Politics and the State: Protests, Revolutions, Riots, Crime and Policing in the Age of Facebook,

Twitter and YouTube, London: Taylor and Francis, 2014, p. 67-87.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 2008.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e plástica. Significação: Revista Brasileira de Semiótica, Nº 4 - Junho de 1984. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1984.90477

HASSELMANN, Joice. Como emagreci 15kg em 5 meses: parte 1. São Paulo, 31 jul. 2020. Instagram: @joicehasselmannoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDU09hAJ-tW/?utm_source=ig_embed. Acesso em: 10 de ago. 2020.

ISTOÉ. Joice Hasselmann afirma ter contraído Covid-19: "Doença e pneumonia viral". Isto é, 17 jun. 2020. Disponível em: https://istoe.com.br/joice-hasselmann-afirma-tercontraidocovid-19-doenca-e-pneumonia-viral. Acesso em: 25 jun. 2020.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2016.

LANDOWSKI, Eric. Crítica semiótica do populismo. Galáxia (São Paulo, online), n. 44, mai-ago, 2020, p. 16-28. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gal/n44/1982-2553-gal-44-0016.pdf. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532020248140

LOPES, Nathan. Emocionado, Bolsonaro diz que nova cirurgia “faz parte da vida”. Portal UOL, 1º set. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimasnoticias/2019/09/01/bolsonaro-cirurgia-faz-parte-da-vida.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.

O ESTADO DE S. PAULO. Romário faz cirurgia, aparece magro em fotos e impressiona; confira. Jornal O Estado de S. Paulo, 24 jan. 2017. Disponível em: https://emais.estadao. com.br/noticias/gente,romario-faz-cirurgia-aparece-magro-emfotos-e-impressionaconfira,

Acesso em: 15 mar. 2020.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Semiótica plástica ou semiótica visual? In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de. (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p.11-25.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Nas interações corpo e moda, os simulacros. In: XIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2007, São Paulo - SP. CD-Rom do XIII Caderno de textos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Documentos do Centro de

Pesquisa Sociossemióticas, 2007. v. 1. p. 1-20.

SANTOS, Bárbara Ferreira. Vestidos para vencer: como o visual afeta as eleições. Exame, 02 out. 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/vestidos-para-vencercomo-o-visualafeta-as-eleicoes. Acesso em: 02 jun. 2020.

SARZI, Lucas. Joice Hasselmann perde 15 kg e fala de reeducação alimentar no Instagram. 10 ago. 2020. Disponível em: https://ricmais.com.br/entretenimento/famosos/deputada-joice-hasselmannemagreceu-dieta. Acesso em: 12 ago. 2020.

SEDDA, Franciscu; DEMURU, Paolo. La rivoluzione del linguaggio social-ista: umori, rumori, sparate e provocazioni. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, 13(2), 2019. Disponível em: https://bityli.com/tMB0T2. Acesso em: 4 set. 2020.

TOLEDO, Luiz Henrique. (In)Vestindo camisas de futebol: moda e agência na produção das emoções torcedoras. Dobras, v. 12, n. 27, 2019, p. 32-46. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v12i27.981

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatísticas eleitorais. 2018. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais. Acesso em: 1 set. 2020.

VEJA. Vigitel: 55% dos brasileiros estão acima do peso. Veja, 25 jul. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/vigitel-55-dos-brasileiros-estao-acimado-peso. Acesso em: 15 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

DEMURU, P.; PIMENTA RODRIGUES DE OLIVEIRA, F. Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 186–204, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1531. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1531. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos