Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1531

Palavras-chave:

Política, Corpo e moda, Semiótica figurativa e plástica

Resumo

Este artigo propõe uma investigação acerca dos perfis de lideranças políticas brasileiras na rede social Instagram, a fim de analisar as estratégias discursivas de construção da autenticidade centradas nos dispositivos semióticos do corpo e do vestuário. A este respeito, temos como hipótese que, sob o perfil semiótico, o valor de autenticidade é construído a partir de arranjos figurativos e plásticos capazes de investi-los de uma aura de aparente simplicidade, um simulacro do sujeito comum que posta nas redes sociais, um cidadão que goza de uma vida comum e em comum com seus seguidores-eleitores. Para essa investigação e análise contamos com o suporte do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva de orientação greimasiana, em particular da semiótica figurativa e da semiótica plástica, e das recentes contribuições da semiótica no estudo do populismo contemporâneo.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

DEMURU, P.; PIMENTA RODRIGUES DE OLIVEIRA, F. Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 186–204, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1531. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1531. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos