Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1531

Mots-clés :

Política, Corpo e moda, Semiótica figurativa e plástica

Résumé

Este artigo propõe uma investigação acerca dos perfis de lideranças políticas brasileiras na rede social Instagram, a fim de analisar as estratégias discursivas de construção da autenticidade centradas nos dispositivos semióticos do corpo e do vestuário. A este respeito, temos como hipótese que, sob o perfil semiótico, o valor de autenticidade é construído a partir de arranjos figurativos e plásticos capazes de investi-los de uma aura de aparente simplicidade, um simulacro do sujeito comum que posta nas redes sociais, um cidadão que goza de uma vida comum e em comum com seus seguidores-eleitores. Para essa investigação e análise contamos com o suporte do referencial teórico-metodológico da semiótica discursiva de orientação greimasiana, em particular da semiótica figurativa e da semiótica plástica, e das recentes contribuições da semiótica no estudo do populismo contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMADO, Guilherme. Esquerda acolhe Joice Hasselmann. Época. 11 nov. 2019. Disponível em: Acesso em: 15 jul. 2020.

BARTEZZAGHI, Stefano. Banalità. Milano: Bompiani, 2019.

CASA VOGUE. Michel e Marcela Temer descaracterizaram decoração do Palácio da Alvorada. Revista Casa Vogue. 13 jan. 2017. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2017/01/michel-e-marcelatemer-mudam-decoracao-dopalacio-da-alvorada.html. Acesso em: 15 jun. 2020.

DEMURU, Paolo. A Carne Medial da Política: Corpo e contágio na era do populismo digital. XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande -MS, 23 a 25 de junho de 2020. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2020.

DEMURU, Paolo. Gastropopulism: a sociosemiotic analysis of politicians posing as “the everyday man” via food posts on social media. Social Semiotics, 31(3), 2021, p. 507.527. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10350330.2021.1930800. DOI: https://doi.org/10.1080/10350330.2021.1930800

DEMURU, Paolo; SEDDA, Franciscu. Il corpo social-ista. Actes Semiotiques. N. 13, 2020. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6516. Acesso em: 25 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.25965/as.6516

DEMURU, Paolo; OLIVEIRA, Felippe Pimenta Rodrigues; CUEVAS-CALDERÓN, Elder. Regímenes de corporeidad y producción de sentido en el discurso visual de Bolsonaro: exploraciones sociosemióticas. Comunicación y Sociedad, p. 1-27, 2021. DOI: 10.32870/cys.v2021.7949. Disponível em: http://comunicacionysociedad.cucsh.udg.mx/index.php/comsoc/article/view/e7949. Acesso em: 14 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.32870/cys.v2021.7949

DIEHL, Paula. The body in populism. In. HEINISCH, Reinhard; HOLTZ-BACHA, Christina; MAZZOLENI, Oscar (orgs). Political populism: a handbook, Baden-Baden: Nomos Verlagsgesellschaft, 2017, p. 361-372. DOI: https://doi.org/10.5771/9783845271491-361

autêntico e profanação do contrário. Agenda Política, 8(1), 2020, 131-156. https://doi.org/10.31990/agenda.2020.1.5. DOI: https://doi.org/10.31990/agenda.2020.1.5

FLOCH, Jean-Marie. Semiótica plástica e linguagem publicitária. Trad. port. José Luiz Fiorin. Revista Significação, p. 29-50, 1987. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1985.90495

GERBAUDO, Paolo. Populism 2.0: Social media activism, the generic Internet user and interactive direct democracy. In FUCHS, Christian; TROTTIER, Daniel (orgs). Social Media, Politics and the State: Protests, Revolutions, Riots, Crime and Policing in the Age of Facebook,

Twitter and YouTube, London: Taylor and Francis, 2014, p. 67-87.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 2008.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e plástica. Significação: Revista Brasileira de Semiótica, Nº 4 - Junho de 1984. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1984.90477

HASSELMANN, Joice. Como emagreci 15kg em 5 meses: parte 1. São Paulo, 31 jul. 2020. Instagram: @joicehasselmannoficial. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDU09hAJ-tW/?utm_source=ig_embed. Acesso em: 10 de ago. 2020.

ISTOÉ. Joice Hasselmann afirma ter contraído Covid-19: "Doença e pneumonia viral". Isto é, 17 jun. 2020. Disponível em: https://istoe.com.br/joice-hasselmann-afirma-tercontraidocovid-19-doenca-e-pneumonia-viral. Acesso em: 25 jun. 2020.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2016.

LANDOWSKI, Eric. Crítica semiótica do populismo. Galáxia (São Paulo, online), n. 44, mai-ago, 2020, p. 16-28. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gal/n44/1982-2553-gal-44-0016.pdf. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25532020248140

LOPES, Nathan. Emocionado, Bolsonaro diz que nova cirurgia “faz parte da vida”. Portal UOL, 1º set. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimasnoticias/2019/09/01/bolsonaro-cirurgia-faz-parte-da-vida.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.

O ESTADO DE S. PAULO. Romário faz cirurgia, aparece magro em fotos e impressiona; confira. Jornal O Estado de S. Paulo, 24 jan. 2017. Disponível em: https://emais.estadao. com.br/noticias/gente,romario-faz-cirurgia-aparece-magro-emfotos-e-impressionaconfira,

Acesso em: 15 mar. 2020.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Semiótica plástica ou semiótica visual? In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de. (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p.11-25.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Nas interações corpo e moda, os simulacros. In: XIII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2007, São Paulo - SP. CD-Rom do XIII Caderno de textos do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Documentos do Centro de

Pesquisa Sociossemióticas, 2007. v. 1. p. 1-20.

SANTOS, Bárbara Ferreira. Vestidos para vencer: como o visual afeta as eleições. Exame, 02 out. 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/vestidos-para-vencercomo-o-visualafeta-as-eleicoes. Acesso em: 02 jun. 2020.

SARZI, Lucas. Joice Hasselmann perde 15 kg e fala de reeducação alimentar no Instagram. 10 ago. 2020. Disponível em: https://ricmais.com.br/entretenimento/famosos/deputada-joice-hasselmannemagreceu-dieta. Acesso em: 12 ago. 2020.

SEDDA, Franciscu; DEMURU, Paolo. La rivoluzione del linguaggio social-ista: umori, rumori, sparate e provocazioni. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, 13(2), 2019. Disponível em: https://bityli.com/tMB0T2. Acesso em: 4 set. 2020.

TOLEDO, Luiz Henrique. (In)Vestindo camisas de futebol: moda e agência na produção das emoções torcedoras. Dobras, v. 12, n. 27, 2019, p. 32-46. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v12i27.981

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatísticas eleitorais. 2018. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais. Acesso em: 1 set. 2020.

VEJA. Vigitel: 55% dos brasileiros estão acima do peso. Veja, 25 jul. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/vigitel-55-dos-brasileiros-estao-acimado-peso. Acesso em: 15 jun. 2020.

Téléchargements

Publiée

2023-03-24

Comment citer

DEMURU, P.; PIMENTA RODRIGUES DE OLIVEIRA, F. Corpo, vestuário e efeitos de autenticidade na política brasileira: análises sociossemióticas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 186–204, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1531. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1531. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos