Entre a fotografia e a moda: do princípio dual à imagem de moda em Steichen e Poiret

Autores

  • Luiza Marcier
  • Carlos Eduardo Félix da Costa https://orcid.org/0000-0002-4148-4430
  • Rafaela Travassos Sarinho

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i36.1612

Palavras-chave:

Moda, Duplo, Fotografia, Discurso

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a moda como um fenômeno que se esboça a partir de princípios duais, tendo como um marco importante em sua história o encontro com a fotografia. Se ambos integram um dispositivo heterogêneo, que despertam outros modos de ver os corpos femininos, nas produções editoriais realizadas no vínculo entre o fotógrafo Edward Steichen e o costureiro Paul Poiret, observamos uma via de mão dupla na construção discursiva pela imagem, na qual é possível vislumbrar um circuito ativo de produção narrativa que se dá sobre e no corpo, que reverbera em códigos que exploram as gestualidades desse corpo em movimento e em modificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Marcier

Mestre em Design pela PUC-Rio e mestranda em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. É professora na graduação em Design no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. E-mail: lumarcier@gmail.comlumarcier@gmail.com. lattes.cnpq.br/0883060795204286

Carlos Eduardo Félix da Costa, https://orcid.org/0000-0002-4148-4430

Doutor em Linguagens Visuais pela UFRJ. Artista plástico e professor pesquisador no Departamento de Artes e Design da PUC-RIO, onde coordena o LINDA – Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte. E-mail: cadu@puc-rio.brcadu@puc-rio.br lattes.cnpq.br/0757744155897986

Rafaela Travassos Sarinho

Bolsista FAPERJ Nota 10 e Doutoranda em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte (LINDA/PUC-Rio). E-mail:rafasarinho@gmail.com rafasarinho@gmail.com lattes.cnpq.br/7312388728535860

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ALÓS, anselmo Peres. O corpo em cena: reflexões interdisciplinares. In: Tavares, Enéia Farias; BIANCALANA, Gisela Reis; MAGNO, Mariane (Org). Discursos do corpo na arte. v. II. Santa Maria: UFSM, 2017.

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Tradução, apresentação e organização Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BECCARI, Marcos. Sobre-posições. Rio de Janeiro: Áspide, 2019.

BERGER, John. Modos de ver. São Paulo: Rocco, 1999.

CALAHAN, April. Steichen & Poiret: the first fashion photographs? In: Material Mode The Gladys Marcus Library’s Department of Special Collections and College archives. May 11, 2013. Disponível em: <https://blog.fitnyc.edu/materialmode/2013/05/11/steichenpoiret-the-first-fashion-photographs/>. Acesso em: mar. 2022.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. São Paulo: Contraponto, 2012.

CRARY, Jonantham. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Ed. Papirus, 1998.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.

LAGROU, Els. O povo adorno e o homem nu. Rio de Janeiro: Dantes editora, 2020.

LOOS, Adolf. Ornament and crime. London, UK: Penguin Books, 2019.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e histórias, interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, número 2, 1996, p. 73-98.

POIRET, Paul. King of Fashion: the autobiography of Paul Poiret. London: V & A Fashion Perspectives, 2009.

SIMMEL, Georg. A Filosofia da Moda e outros escritos. Tradução e Introdução Arthur Mourão.1 ed. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.

SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das Roupas: a moda no século dezenove. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

STEINBERG, L. Outros critérios: confrontos entre a arte do século XX. São Paulo: Cosac Naify: 2008.

STEVENSON, NJ. Edward Steichen, Electricity & Fashion. 2012. Disponível em: <https://www.anothermag.com/art-photography/1905/nj-stevenson-on-edward-steichenelectricity-fashion> Acesso em: mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

MARCIER, L. .; FÉLIX DA COSTA, C. E.; TRAVASSOS SARINHO, R. . Entre a fotografia e a moda: do princípio dual à imagem de moda em Steichen e Poiret. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 36, p. 204–220, 2022. DOI: 10.26563/dobras.i36.1612. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1612. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê