Influenciadoras digitais de moda como educadoras: reflexões a partir do pensamento freiriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1620

Palavras-chave:

Consumo de moda, Influenciadoras digitais, Paulo Freire, Educação

Resumo

Uma das funções da moda é a da comunicação. Ela envolve a interpretação adequada de símbolos e significados que são aprendidos e compartilhados socialmente, de modo que consumir moda como comunicação requer um aprendizado sobre o sistema da moda. Nos últimos anos, surgiu um novo intermediário que atua informando sobre os códigos que compõem a linguagem da moda: os influenciadores digitais. Na presente pesquisa, buscamos identificar se influenciadoras digitais realmente ensinam às suas seguidoras a linguagem da moda para que a comunicação almejada seja alcançada. Para isso, realizamos uma netnografia com influenciadoras digitais de moda, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais de marketing de influência, pedagogas, influenciadoras digitais e suas seguidoras. Estudamos o caráter educacional dos discursos das influenciadoras baseados em quatro categorias propostas nas obras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: formação e legitimidade, centralidade da mensagem, diálogo e conexão com a realidade. Com isso, nós chamamos atenção para quais os elementos necessários para considerar um influenciador digital como educador, incorporando a temática ao campo do consumo, da moda e das redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Maria Coutinho Pépece



Referências

ALORAINI, Nouf. Investigating Instagram as an EFL Learning Tool. Arab World English Journal, v. 4, n. 4, p. 174–184, 15 jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24093/awej/call4. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.24093/awej/call4.13

ARROYO, Miguel. PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO? Educação em Revista, v. 35, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698214631. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214631

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições, 2016.

BARNARD, Malcolm. Fashion as Communication. In: Fashion Theory: a Reader. 2nd. ed. Routledge, 2020a. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315099620

BARNARD, Malcolm. Fashion as communication revisited. Popular Communication, v. 18, n. 4, p. 259–271, 1 out. 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15405702.2020.1844888. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/15405702.2020.1844888

BETTANY, Shona; WOODRUFFE-BURTON, Helen. Working the limits of method: the possibilities of critical reflexive practice in marketing and consumer research. Journal of Marketing Management, v. 25, n. 7–8, p. 661–679, 14 set. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1362/026725709X471550. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1362/026725709X471550

BLUMER, Herbert. Fashion: from class differentiation to collective selection. In: BARNARD, M. (Ed.). Fashion theory: A reader. Routledge, 2020. p. 340–354. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315099620-35

BOAVENTURA, João; FISCHMANN, Adalberto. Is your vision consistent? Futures, v. 40, n. 7, p. 597–612, set. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.futures.2007.12.010. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.futures.2007.12.010

BOWERS, Chet; APFFEL-MARGLIN, Frédérique. Rethinking Freire. Routledge, 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410611741

CAMPBELL, Colin; FARRELL, Justine. More than meets the eye: The functional components underlying influencer marketing. Business Horizons, v. 63, n. 4, p. 469–479, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.03.003. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.03.003

CARPENTER, Jeffrey; MORRISON, Scott; CRAFT, Madeline; LEE, Michalene. How and why are educators using Instagram? Teaching and Teacher Education, v. 96, p. 103149, nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103149 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2020.103149

CASALÓ, Luis; FLAVIÁN, Carlos; IBÁÑEZ-SÁNCHEZ, Sergio. Influencers on Instagram: Antecedents and consequences of opinion leadership. Journal of Business Research, v. 117, p. 510–519, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.005 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.005

COLEMAN, Catherine; FISCHER, Eileen; ZAYER, Linda. A Research Agenda for (Gender) Troubled Times: Striving for a Better Tomorrow. Journal of the Association for Consumer Research, v. 6, n. 2, p. 205–210, 1 abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1086/713187 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1086/713187

COMAN, Claudiu; MESESAN-SCHMITZ, Luiza; TIRU, Laurentiu; GROSSECK, Gabriela; BULARCA, Maria Cristina. Dear student, what should I write on my wall? A case study on academic uses of Facebook and Instagram during the pandemic. PLOS ONE, v. 16, n. 9, p. e0257729, 23 set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0257729 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0257729

DUMONT, Guillaume; OTS, Mart. Social dynamics and stakeholder relationships in personal branding. Journal of Business Research, v. 106, p. 118–128, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.013 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.013

EARLEY, Amanda. Critical Theory in Consumer Research: Advancing the Conversation. In: Consumer Culture Theory. p. 77–87. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S0885-211120150000017020 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/S0885-211120150000017020

ESTEBAN-SANTOS, Laura; GARCÍA MEDINA, Irene; CAREY, Lindsey; BELLIDO-PÉREZ, Elena. Fashion bloggers: communication tools for the fashion industry. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 22, n. 3, p. 420–437, 25 jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JFMM-10-2017-0101 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/JFMM-10-2017-0101

ETIKAN, Ilker. Comparison of Convenience Sampling and Purposive Sampling. American Journal of Theoretical and Applied Statistics, v. 5, n. 1, p. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.11648/j.ajtas.20160501.11

FIRAT, Fuat. Consumer Research For (The Benefit Of) Consumers. Jounal of Research for Consumers, n. 1, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

GANNON, Valerie; PROTHERO, Andrea. Beauty blogger selfies as authenticating practices. European Journal of Marketing, v. 50, n. 9/10, p. 1858–1878, 12 set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EJM-07-2015-0510 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/EJM-07-2015-0510

GIL-QUINTANA, Javier; VIDA DE LEÓN, Emilio. Educational Influencers on Instagram: Analysis of Educational Channels, Audiences, and Economic Performance. Publications, v. 9, n. 4, p. 43, 25 set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/publications9040043. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/publications9040043

GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The Discovery of Grounded Theory. Strategies for Qualitative Research. Chicago: Aldine, 1967. DOI: https://doi.org/10.1097/00006199-196807000-00014

GREEN, Elliott. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? Disponível em: <https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/>. Acesso em: 27 out. 2021.

HACKLEY, Chris. Qualitative research in marketing and management: Doing interpretive research projects. Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429446801

HADDAD, Sérgio. O educador: um perfil de Paulo Freire. Todavia, 2019.

HUDDERS, Liselot; DE JANS, Steffi; DE VEIRMAN, Marijke. The commercialization of social media stars: a literature review and conceptual framework on the strategic use of social media influencers. International Journal of Advertising, v. 40, n. 3, p. 327–375, 3 abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02650487.2020.1836925. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02650487.2020.1836925

JIN, Venus; RYU, Ehri. “I’ll buy what she’s #wearing”: The roles of envy toward and parasocial interaction with influencers in Instagram celebrity-based brand endorsement and social commerce. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 55, p. 102121, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102121 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102121

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: CORRÊA, E. S.; SILVEIRA, S. C. (Eds.). Tendências em comunicação digital. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2016.

KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Penso, 2014.

KOZINETS, Robert. Netnography. In: The International Encyclopedia of Digital Communication and Society. Wiley, 2015. p. 1–8. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118767771.wbiedcs067

KOZINETS, Robert. Netnography: The essential guide to qualitative social media research. Sage, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003001430-2

KOZINETS, Robert; SCARABOTO, Daiane; PARMENTIER, Marie-Agnès. Evolving netnography: how brand auto-netnography, a netnographic sensibility, and more-than-human netnography can transform your research. Journal of Marketing Management, v. 34, n. 3–4, p. 231–242, 12 fev. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1446488 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/0267257X.2018.1446488

KURUC, Katarina. Fashion as communication: A semiotic analysis of fashion on ‘Sex and the City’. Semiotica, v. 2008, n. 171, jan. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1515/SEMI.2008.074. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1515/SEMI.2008.074

LAI, Yiwei; PERMINIENE, Milda. Embracing imperfection: contemporary fashion communication and consumer well-being. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, v. 24, n. 4, p. 685–703, 24 abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JFMM-03-2019-0040 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/JFMM-03-2019-0040

LIN, Rong-Ho; JAN, Christine; CHUANG, Chun-Ling. Influencer Marketing on Instagram. International Journal of Innovation in Management, v. 7, n. 1, 33-41. 2019. Acesso em: 29 nov. 2022.

MAGALDI, Danielle; BERLER, Matthew. Semi-structured Interviews. In: Encyclopedia of Personality and Individual Differences. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 4825–4830. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-24612-3_857

MANCA, Stefania. Snapping, pinning, liking or texting: Investigating social media in higher education beyond Facebook. The Internet and Higher Education, v. 44, p. 100707, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2019.100707 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2019.100707

OZANNE, Julie; SAATCIOGLU, Bige. Participatory Action Research. Journal of Consumer Research, v. 35, n. 3, p. 423–439, 1 out. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1086/586911 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1086/586911

PERTHUIS, Karen; FINDLAY, Rosie. How Fashion Travels: The Fashionable Ideal in the Age of Instagram. Fashion Theory, v. 23, n. 2, p. 219–242, 4 mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1362704X.2019.1567062 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1362704X.2019.1567062

PINTO, Marcelo; BATINGA, Georgiana. O Consumo Consciente no Contexto do Consumismo Moderno: Algumas Reflexões. Gestão.org, v. 14, n. Spe, p. 30–43, 10 maio 2016. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272016v14Esp.p30-43

REILLY, Andrew. Introducing fashion theory: From androgyny to zeitgeist. Bloomsbury Publishing, 2020. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350091948

SANDOVAL, Marisol; FUCHS, Christian. Towards a critical theory of alternative media. Telematics and Informatics, v. 27, n. 2, p. 141–150, maio 2010. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tele.2009.06.011

SCHEMES, Claudia; BERNHARD, Julia. Os papéis sociais da infância e suas influências na moda por meio da revista Vogue Bambini. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v. 10, n. 22, p. 42, 9 nov. 2017. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.634

SCHÖPS, Jonathan D.; KOGLER, Stephanie; HEMETSBERGER, Andrea. (De-)stabilizing the digitized fashion market on Instagram–dynamics of visual performative assemblages. Consumption Markets & Culture, v. 23, n. 2, p. 195–213, 3 mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10253866.2019.1657099 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/10253866.2019.1657099

SILVA, Maria; CAMPOS, Maria. Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147002001 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147002001

SIMMEL, Georg. Fashion. American Journal of Sociology, v. 62, n. 6, p. 541–558, maio 1957. DOI: https://doi.org/10.1086/222102

SOARES, Alfredo. O futuro da moda no Brasil. Disponível em: <https://exame.com/colunistas/bora-varejo/o-futuro-da-moda-no-brasil/>. Acesso em: 12 nov. 2022.

STATISTA. Social Media & User-Generated Content. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/>.

SUK, Hyojung. The characteristics of democratization of fashion and fashionocracy in the global fashion industry. The Research Journal of the Costume Culture, v. 29, n. 4, p. 488–504, 30 ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29049/rjcc.2021.29.4.488 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.29049/rjcc.2021.29.4.488

TIMOTHY, Gauthier; JEFFREY, Bratberg; KAITLYN, Loi; MARGARITA, DiVall. Delivery of educational content via Instagram. Medical education, v. 50, n. 5, p. 575–576, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.13009

VAN DIJK, Teun. Society and discourse: how social contexts influence text and talk. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511575273

VON METTENHEIM, Walter; WIEDMANN, Klaus-Peter. The role of fashion influencers’ attractiveness: A gender-specific perspective. Communication Research and Practice, v. 7, n. 3, p. 263–290, 3 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/22041451.2021.2013087 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/22041451.2021.2013087

VRONTIS, Demetris; MAKRIDES, Anna; CHRISTOFI, Michael; THRASSOU, Alkis. Social media influencer marketing: A systematic review, integrative framework and future research agenda. International Journal of Consumer Studies, v. 45, n. 4, p. 617–644, 17 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ijcs.12647 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/ijcs.12647

WEISMUELLER, Jason; HARRIGAN, Paul; WANG, Shasha; SOUTAR, Geoffrey N. Influencer Endorsements: How Advertising Disclosure and Source Credibility Affect Consumer Purchase Intention on Social Media. Australasian Marketing Journal, v. 28, n. 4, p. 160–170, 27 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2020.03.002 Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2020.03.002

WODACK, Ruth; MEYER, Michael. Métodos de análisis crítico del discurso. Gedisa, 2003.

YOUPIX. PESQUISA ROI & INFLUÊNCIA 2021. Disponível em: <https://youpix.com.br/>.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

BARROSO ARRAES ROCHA SILVA, L.; PALAVECINI, A. C.; COUTINHO PÉPECE, O. M. Influenciadoras digitais de moda como educadoras: reflexões a partir do pensamento freiriano. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 93–118, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1620. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1620. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê