Assemblages de consumo na moda: uma visão sociomaterial para além das abordagens dialógicas

Autores

  • Camila Braga Soares Pinto
  • Maribel Carvalho Suarez
  • Ana Paula Celso de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1643

Palavras-chave:

Consumo de moda, Sociomaterialidade, Assemblages de consumo

Resumo

Este estudo busca entender como se constituem as relações sociomateriais entre humanos e não humanos para além da dialogicidade, ou seja, a relação entre o consumidor e um objeto de consumo específico. Para isso, baseia-se na abordagem das Ontologias orientadas a objetos (HARMAN, 2018), considerando os armários como unidades centrais na composição de assemblages, que reúnem diversos objetos em relação entre si. O percurso metodológico construído visou à experiência centrada em objetos, observando como a sociomaterialidade em ação opera de maneiras distintas a partir dessas interações coletivas. A partir da análise de armários como uma assemblage de consumo (CANNIFORD e BAJDE, 2016), o trabalho evidencia um arcabouço conceitual alternativo capaz de oferecer aos estudos de moda novos recursos teóricos para se entender a relação entre diversos objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Editora Rocco Limitada, 2003.

BARTHES, R. Sistema da Moda. Lisboa: Edições 70, 1981.

BELK, R.W. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, n.15, pp.139-168,1988. DOI: https://doi.org/10.1086/209154

BELK, Russel; W. FISCHER, Ellen; KOZINETS, Robert. Approaches to data analysis, interpretation and theory building for scholarly research. Qualitative consumer and marketing research. Sage: London, UK, 2013.

BIENARCKI, Patrick; WALDORF, Dan. Snowball Sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, Cambridge-Massachusetts, v. 10. n. 2, nov, 1981. p.141-163. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/004912418101000205. Acesso em: 21 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/004912418101000205

CANNIFORD, Robn; BAJDE, Domen. (Ed.). Assembling consumption: researching actors, networks and markets. Nova York: Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315743608

DELANDA, Manuel. A new philosophy of society: assemblage theory and social complexity. Nova York: Continuum, 2006.

DELANDA, Manuel. Assemblage theory. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1515/9781474413640

GARCIA, M.C. & MIRANDA, A.P.C. de Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. Coleção Moda & Comunicação. Coordenação: Kathia Castilho. 1. ed., São Paulo; Ed. Anhembi Morumbi. 2005

HARMAN, Graham. Object-oriented ontology: a new theory of everything. Londres: Pelican Books, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190201098.013.997

HUBERMAN, Michael; MILES, Matthew; SALDANA, Johnny. Qualitative data analysis: a methods sourcebook. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013.

LEVY, S. J. Symbols for sale. Harvard business review, 37(4), 117-124, 1959

McCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

REES, Anuschka. The curated closet: a simple system for discovering your personal style and building your dream wardrobe. Berkeley: Ten Speed Press, 2017.

SANDIKCI, Ö., & GER, G. Veiling in style: how does a stigmatized practice become fashionable?. Journal of Consumer Research, 37(1), 15-36. 2010. DOI: https://doi.org/10.1086/649910

SANT’ANNA, M. R. Teoria da moda: sociedade, imagem e consumo. 2 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

SPROLES, G. B.; BURNS, L.D. Changing appearances: understanding dress in contemporary society. New York: Fairchild Publication, 1994

THOMPSON, Craig; POLLIO, Howard; LOCANDER, William. The spoken and the unspoken: a hermeneutic approach to understanding the cultural viewpoints that underlie consumers expressed meanings. Journal of Consumer Research, v., 21, n. 3, p. 432-52, 1994. DOI: https://doi.org/10.1086/209409

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

BRAGA SOARES PINTO, C.; CARVALHO SUAREZ, M.; CELSO DE MIRANDA, A. P. Assemblages de consumo na moda: uma visão sociomaterial para além das abordagens dialógicas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 14–30, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1643. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1643. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê