Assemblages de consumo na moda: uma visão sociomaterial para além das abordagens dialógicas

Autores

  • Camila Braga Soares Pinto
  • Maribel Carvalho Suarez
  • Ana Paula Celso de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i37.1643

Palavras-chave:

Consumo de moda, Sociomaterialidade, Assemblages de consumo

Resumo

Este estudo busca entender como se constituem as relações sociomateriais entre humanos e não humanos para além da dialogicidade, ou seja, a relação entre o consumidor e um objeto de consumo específico. Para isso, baseia-se na abordagem das Ontologias orientadas a objetos (HARMAN, 2018), considerando os armários como unidades centrais na composição de assemblages, que reúnem diversos objetos em relação entre si. O percurso metodológico construído visou à experiência centrada em objetos, observando como a sociomaterialidade em ação opera de maneiras distintas a partir dessas interações coletivas. A partir da análise de armários como uma assemblage de consumo (CANNIFORD e BAJDE, 2016), o trabalho evidencia um arcabouço conceitual alternativo capaz de oferecer aos estudos de moda novos recursos teóricos para se entender a relação entre diversos objetos.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

BRAGA SOARES PINTO, C.; CARVALHO SUAREZ, M.; CELSO DE MIRANDA, A. P. Assemblages de consumo na moda: uma visão sociomaterial para além das abordagens dialógicas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 14–30, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i37.1643. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1643. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê