O figurino intertextual em Caramuru

Autores

  • Solange Wajnman

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.165

Palavras-chave:

intertextualidade, figurino, história do Brasil, pós-moderno.

Resumo

Pretendemos investigar o caráter intertextual do figurino do filme Caramuru, a invenção do Brasil, obra de Guel Arraes e Jorge Furtado (2000), sobretudo nas figuras da paródia e da alegoria. Nosso objetivo é perseguir e identificar as remissões e intertextualidades do figurino de maneira a verificar como o texto narrado é complementado ou alterado. Seguindo o passeio intertextual e mostrando seus contrapontos históricos registrados em textos diversos, articulamos, afinal, a
concepção de Brasil veiculada pelo filme.

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WAJNMAN, Solange; MARINHO, Gabriela. A produção do traje audiovisual e configurações de brasilidade: subsídios para o estudo do figurino de cinema e espetáculos de moda no final do século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.20082.03

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Publicado

2012-01-24

Como Citar

WAJNMAN, S. O figurino intertextual em Caramuru. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 76–83, 2012. DOI: 10.26563/dobras.v5i11.165. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/165. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos