O design lento na prática colaborativa de design de moda com mulheres artistas Kaingang: tensões a partir da perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i40.1701

Palavras-chave:

Design colaborativo, Arte Kaingang, Design lento, Decolonialidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar tensões presentes na prática colaborativa de design de moda com mulheres artistas da etnia Kaingang da Associação Kamé Kanhru baseada nos princípios do design lento a partir da perspectiva decolonial. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica com aplicação de entrevista semiestruturada a um grupo focal Kaingang e posterior vivência de oficina com mulheres Kaingang, com uso de registros fotográficos e textuais em diário de campo. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e qualitativa-indutiva. Quanto aos resultados, foi possível na etapa “Evoluir” relativizar tanto os “princípios norteadores” do design lento quanto os “pares estruturantes” dos sujeitos envolvidos, bem como constatar a boa receptividade das referências visuais por parte das artistas indígenas e a interferência de influências externas nas dinâmicas sociais, hábitos e costumes culturais desta comunidade.

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Biografia do Autor

Miruna Raimundi de Gois, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Design de Vestuário e Moda. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Humanas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

GOIS, M. R. de; NOVELLI, D. O design lento na prática colaborativa de design de moda com mulheres artistas Kaingang: tensões a partir da perspectiva decolonial. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 40, p. 88–114, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i40.1701. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1701. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê