A passabilidade é um conforto cisgênero: moda, proteção e invisibilidade trans no pensamento artístico de Maria Lucas e Renata Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i41.1732

Palavras-chave:

arte, Dissidências de gênero, Passabilidade, Moda

Resumo

O papel da arte na produção de conhecimento vem sendo crescentemente reconhecido, e as fronteiras entre arte e pesquisa, ou entre arte e ciência, vêm experimentando certo borramento. O mesmo se dá com as fronteiras entre arte e moda, dois campos que por vezes têm passado a compartilhar o mesmo estatuto ou papel social. O artigo explora conhecimentos produzidos por pessoas trans por meio da arte, destacando questões acerca do papel da moda na construção de corporalidades, em busca de passabilidade cis e proteção em face da violência cisnormativa. São examinadas produções ao mesmo tempo artísticas e de pesquisa de duas artistas travestis brasileiras: Maria Lucas, autora do ensaio de autoficção Próteses de Proteção, e Renata Carvalho, de quem discutimos o monólogo teatral intitulado Manifesto Transpofágico. Acreditamos que este trabalho pode trazer contribuições para uma leitura crítica sobre o papel moda na busca por passabilidade como imposição cisnormativa, em face da violência social a que pessoas trans e travestis estão sujeitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Silva Meneses, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da mesma instituição.

Martin Jayo, Universidade de São Paulo

Livre-docente em Ciências Humanas e Artes. Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Referências

BERKINS, Lohana. El derecho absoluto sobre nuestros cuerpos. América Libre, vol. 18, 2000, n.p. Disponível em: https://www.marxists.org/espanol/tematica/mujer/autores/berkins/2000/xii.htm. Acesso em: 24 out. 2023.

BOERE, Natália. Ensaio sobre a transfobia: Texto de atriz e escritora Maria Lucas chega aos palcos. O Globo, Rio de Janeiro, 12 jun, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/zona-sul/noticia/2023/06/ensaio-sobre-a-transfobia-texto-de-atriz-e-escritora-maria-lucas-chega-aos-palcos.ghtml. Acesso em: 24 out. 2023.

BUSCH, Kathrin. Artistic research and the poetics of knowledge. ART&RESEARCH: a journal of ideas, contexts and methods, v. 2, n. 2, p. 36-45, 2009. Disponível em: https://docplayer.net/64568626-Artistic-research-and-the-poetics-of-knowledge-kathrin-busch.html. Acesso em: 24 out. 2023.

CARVALHO, Renata. Manifesto transpofágico. São Paulo: Casa 1: Editora Monstra, 2021.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.

ENTWISTLE, Joanne. The fashioned body: fashion, dress and modern social theory. Cambridge (UK): Polity, 2000.

FACCHINI, Regina. Múltiplas identidades, diferentes enquadramentos e visibilidades: um olhar para os 40 anos do movimento LGBT. In: GREEN, James N.; QUINALHA, Renan; CAETANO, Marcio; FERNANDES, Marisa (Orgs.), História do movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Editora Alameda, 2018, p. 311-330

HIJA DE PERRA. Interpretações imundas de como a Teoria Queer coloniza nosso contexto sudaca, pobre de aspirações e terceiro-mundista, perturbando com novas construções de gênero aos humanos encantados com a heteronorma. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 2, p. 29-298, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12896. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12896

LANZ, Letícia. O corpo da roupa. São Paulo: Editora Transgente, 2015.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-241.

LUCAS, Maria. Próteses de proteção. Revista Serrote, São Paulo, n. 36, p. 4-15.

LUCAS, Maria. Esse sangue não é de menstruação, mas de transfobia. São Paulo: Editora Urutau, 2021.

LUCAS, Maria. Mais uma casa de bonecas. São Paulo: Editora Urutau, 2022.

MENESES, Emerson Silva. Trancestralidade, travestilândia, traviarcado: o palco e as dissidências de gênero no Brasil. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, 2023, no prelo. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660132188vs01

MENESES, Emerson Silva. Artivismo de Gênero e mediação sociocultural no Manifesto Transpofágico de Renata Carvalho. Extraprensa, São Paulo, vol. 14, n. 2, p. 281-298, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.171049. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.171049

MENESES, Emerson Silva; JAYO, Martin. Presença travesti e mediação sociocultural nos palcos brasileiros: uma periodização histórica. Extraprensa, São Paulo, vol. 11, n. 2, p. 158-174, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.144077. Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.144077

MUÑOZ, José Esteban. Cruising utopia: the then and there of queer futurity. New York: New York University Press, 2019.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

PRECIADO, Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: N-1 Edições, 2014.

THÜRLER, Djalma; MATHIEU, Beatrice. A primeira onda da cena travesti no Brasil: a centralidade do ‘corpo em travesti’. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0102 Acesso em: 24 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0102

WEISS, Paula Macedo. Democracia em movimento. São Paulo: Folhas de Relva, 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.043.133-158

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

MENESES, E. S.; JAYO, M. A passabilidade é um conforto cisgênero: moda, proteção e invisibilidade trans no pensamento artístico de Maria Lucas e Renata Carvalho. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 41, p. 264–277, 2024. DOI: 10.26563/dobras.i41.1732. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1732. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê