Queer avant la lettre: moda e performance de gênero nos autorretratos de Claude Cahun

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i27.987

Palavras-chave:

Gênero. Performatividade. Não binariedade. Fotografia.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o uso de vestimentas e demais itens de moda nos autorretratos da fotógrafa francesa Claude Cahun (1894-1954), focando a sua função nas performances de gênero apresentadas nas imagens. Para tanto, procedemos a análise de três fotografias, com base no método iconográfico de Erwin Panofsky. A análise nos permite concluir que a vestimenta (juntamente com outros itens de moda) é um elemento crucial de inteligibilidade das imagens, servindo como um instrumento para o reconhecimento de identidades de gênero. A relevância do trabalho decorre do reconhecimento que Cahun tem recebido ultimamente como precursora das discussões contemporâneas de gênero, bem como da falta de trabalhos que tenham analisado sua obra especificamente na área de Moda.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

MENESES, E. S.; JAYO, M. Queer avant la lettre: moda e performance de gênero nos autorretratos de Claude Cahun. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 147–164, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i27.987. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/987. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos