Queer avant la lettre: moda e performance de gênero nos autorretratos de Claude Cahun

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i27.987

Palavras-chave:

Gênero. Performatividade. Não binariedade. Fotografia.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o uso de vestimentas e demais itens de moda nos autorretratos da fotógrafa francesa Claude Cahun (1894-1954), focando a sua função nas performances de gênero apresentadas nas imagens. Para tanto, procedemos a análise de três fotografias, com base no método iconográfico de Erwin Panofsky. A análise nos permite concluir que a vestimenta (juntamente com outros itens de moda) é um elemento crucial de inteligibilidade das imagens, servindo como um instrumento para o reconhecimento de identidades de gênero. A relevância do trabalho decorre do reconhecimento que Cahun tem recebido ultimamente como precursora das discussões contemporâneas de gênero, bem como da falta de trabalhos que tenham analisado sua obra especificamente na área de Moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARVISAIS, Alexandra. Détournement du savoir féminin dans les écrits journalistiques de Claude Cahun alias « M ». @analyses – Revue de Critique et de Théorie Littéraire, v. 10, n. 1, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.18192/analyses.v10i1.1243. Acesso em: 29 jun. 2019.

BRUJEIRO, Verónica. Claude Cahun: la máscara como nombre propio. Casa del Tiempo, México, v. 3, n. 33, 2016, p. 47-51.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Bauru: EDUSC, 2004.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CAHUN, Claude. Heroínas, 1925. Tradução Daniel Lühmann. Rio de Janeiro: A Bolha Editora, 2016.

CAHUN, Claude. Disavowals or cancelled confessions, 1930. Tradução Susan de Muth. Cambridge: The MIT Press, 2007.

COLORADO NATES, Óscar. Claude Cahun y la exploración de la identidad. Óscar en Fotos. 6 mai 2017. Disponível em: https://oscarenfotos.com/2017/05/06/claude-cahun-y-la-exploracion-de-la-identidad/. Acesso em: 29 jun. 2019.

CUMMING, Laura. Gillian Wearing and Claude Cahun: behind the mask, another mask –review. The Observer. 12 mar. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2017/mar/12/gillian-wearing-and-claude-cahun-behind-the-mask-review-national-portrait-gallery. Acesso em: 29 jun. 2019.

ECHAVARREN, Roberto. Arte andrógino: estilo vs moda. Montevidéu: Hum, 2010.

GAMBI, Henrique do Nascimento. Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non Avenues, de Claude Cahun. 2015. 182 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

IDE, Danilo Sergio. Uma iconologia instigada pela arte interpretativa dos sonhos de Freud. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, 2017, p. 129-240.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 1999.

LANZ, Letícia. O corpo da roupa. São Paulo: Editora Transgente, 2015.

LATIMER, Tirza True. Entre bous: between Claude Cahun and Marcel Moore. GLQ: A Journal of Lesbian and Gay Studies, v. 12, n. 2, 2006, p. 197-216.

LEPERLIER, François. Claude Cahun: l’exotisme intérieur. Paris: Fayard, 2006.

LLABATA, Carmen Senabre. Claude Cahun: el tercer sexo o la/s identidad/es al desnudo. Dossiers Feministas, Castellón de la Plana, v. 28, 2014, p. 79-92.

LÖWY, Michael. Una surrealista desconocida. New Left Review, Madri, v. 29, 2004, p. 129-135.

MENESES, Emerson Silva. Quem é esse rapaz que tanto androginiza? Transgressões vestimentares nas homossexualidades não-hegemônicas. 2019. 147 f. Dissertação (Mestrado em Têxtil e Moda) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MIRÒN, Andreia. Dândi: corpo e moda masculina. São Paulo: Scortecci, 2015.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ROTH, Zoë. Frontière humaine: race, nation, and the shape of representation in Claude Cahun. In: Gelber, Mark H.; Sjöeberg, Sami (Eds.). Jewish aspects in avant-garde: between rebellion and revelation. Berlim: Walter de Gryyter, 2017.

SHAW, Jennifer L. Exist otherwise: the life and works of Claude Cahun. Londres: Reaktion Books, 2017.

SMITH, Amber. Upping the anti in Claude Cahun and Marcel Moore’s collaborative ‘self portraits’.2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Graduate School of the State University of New York at Buffalo, Buffalo, 2008.

SOLOMON-GODEAU, Abigail. The equivocal ‘I’: Claude Cahun as a lesbian subject. In: Rice, Shelley. Inverted Odisseys: Claude Cahun, Maya Deren, Cindy Sherman. Cambridge: The MIT Press, 1999.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

TORRES, Bolívar. Surrealista que desafiou convenções, Claude Cahun é lançada no Brasil 62 anos após sua morte. O Globo. 3/12/2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/surrealista-que-desafiou-convencoes-claude-cahun-lancada-no-brasil-62-anos-apos-sua-morte-20580548. Acesso em: 29 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

MENESES, E. S.; JAYO, M. Queer avant la lettre: moda e performance de gênero nos autorretratos de Claude Cahun. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 147–164, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i27.987. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/987. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos