Futebol... é preciso para viver!?
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v4i9.209Palavras-chave:
futebol, identidade, cultura, sociedade.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre futebol e criação/recriação de identidades. Ele tem por objetivo levantar aspectos sociais, culturais, políticos e individuais que tornam o futebol uma escolha que localiza o sujeito no grupo, posiciona-o socialmente e o investe de sentimentos e sentidos peculiares em torno da associação futebolística, da torcida e da paixão, revelando o porquê de se vestir a “camisa” do time. Futebol é mais do que mera diversão, e, ao pensá-lo como “válvula de escape”, coloca-se a questão do jogo de poder e das identidades presentes na produção e reprodução real e simbólica de seus elementos no cotidiano,
ontem e hoje.
Downloads
Referências
ANTUNES, Fátima Martin Rodrigues Ferrreira. “Com brasileiro não há quem possa!”: futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. São Paulo: Unesp, 2004. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302789
ARAÚJO, José Renato de Campos. Imigração e futebol: o caso Palestra Itália. São Paulo: Sumaré/Fapesp, 2000.
CALDAS, Waldenyr. O pontapé inicial: contribuição à memória do futebol brasileiro. São Paulo: Ibrasa, 1990.
DAMATTA, Roberto. A bola corre mais que os homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre futebol. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
FRANCO JR., Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2006.
MERLO, Márcia. Memória de Ilhabela: faces ocultas, vozes no ar. São Paulo: Educ/Fapesp, 2000.
RODRIGUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SEVCENKO, Nicolau. Futebol, metrópoles e desatinos. Revista USP, São Paulo, nº 22, p. 30-37, jun./jul./ago.1994. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/22/04-nicolau.pdf. Acesso em: DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i22p30-37
maio 2010.