Corpo masculino na publicidade: casos de persuasão

Autores

  • Marcelo Machado Martins

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v7i16.35

Palavras-chave:

corpo masculino, underwear, persuasão, consumo de imagem.

Resumo

O presente trabalho discute a dinâmica subjacente em campanhas publicitárias de underwear masculino nas modelizações de diferentes masculinidades a partir das figurativizações do corpo que é, nelas, apresentado. Para tanto, parte-se de uma discussão geral acerca de Moda e Gênero, verificando, no final, como as diferentes maneiras da masculinidade apresentadas portam traços de identificação considerados, aqui, como recursos persuasivos. A partir da organização de traços comuns das masculinidades, discute-se o viés da sexualização, da erotização e da sensualidade tematizadas em maior ou em menor grau nas campanhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. De la perfección: dos reflecciones. In: LANDOWSKI, Eric; DORRA, Raúl; OLIVEIRA, Ana Claudia) (orgs.). Semiótica estesis, estética. São Paulo: Universidade de São Paulo-Puebla:

EDUC-UAP, 1999.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.

_____. Do corpo presente à ausência do corpo: moda e marketing. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

______; VIEIRA-SENA, Taísa. Novas configurações de espaços para a publicidade de roupa íntima masculina. s/d. [xerox.]

______; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

DEFLEUR, M. L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1989.

JANUÁRIO, Soraya; CASCAIS António. O corpo masculino na publicidade: uma discussão contemporânea, s/d. [xeroc.]

LANDOWSKI, Eric; FIORIN, José Luis (Org.). O gosto da gente, o gosto das coisas: abordagem semiótica. São Paulo: Educ, 1997.

MARTINS, Marcelo Machado. Campanhas publicitárias em narrativizações e discursivizações do erótico e da sexualidade. VII Colóquio de Moda Anais..., Maringá, PR.

OLIVEIRA, Ana Claudia M. A. de. Por uma semiótica da moda. In: CASTILHO, A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002.

______. Visualidade processual da aparência. In: CASTILHO, Kathia; OLIVEIRA, Ana Claudia (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

QUEIROZ, Mário. O herói desmascarado: a imagem do homem na mídia. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

VIEIRA-SENA, Taísa. Consumo de imagens de moda: o caso da Calvin Klein underwear, s/d. [xerox.]

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

MARTINS, M. M. Corpo masculino na publicidade: casos de persuasão. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 79–86, 2014. DOI: 10.26563/dobras.v7i16.35. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/35. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos