Partidários/as de esquerda, militância e consumo de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1300Palavras-chave:
Partido político, Movimento social, RoupaResumo
Este trabalho é oriundo de pesquisa de mestrado concluída (UFRPE, 2016) sobre as falas acerca de práticas de consumo de 12 pessoas filiadas a partidos políticos compreendidos como de esquerda: Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). As respostas foram obtidas por meio de entrevistas dirigidas em profundidade e o consumo de produtos de vestuário é o recorte aqui apresentado. Pensar no que veste o corpo, sua procedência, seus impactos e suas reverberações é uma via de expressão política refletida (DOUGLAS; ISHERWOOD, [1979] 2013). São práticas cotidianas, construções identitárias (DUBAR, 1997; 2009) e crenças comunicadas a partir do vestir, em um espaço e um tempo determinados (CAMPBELL, 2002), que podem ser sistematizadas e compreendidas a partir de olhar semiótico (GREIMAS; COURTÉS, 1979). Assim, a roupa não foi um item discutido apenas em si mesmo, mas o tema suscitou associações com narrações sobre os estilos de vida, as formas de aquisição, as ponderações sobre modos de produção, além das mais comuns referentes à marca e ao preço. Embora a filiação aos partidos proporcione, em alguma medida, reflexões sobre produção e sistema econômico, as falas revelaram que as práticas dos/as filiados/as são pautadas por suas trajetórias de vida e suas aproximações a movimentos sociais que dialogam com os partidos, mas não necessariamente são orientadas por eles. O ser de esquerda não foi o determinante principal, mas as linhas e entrelinhas do discurso vestido e narrado durante as entrevistas, nas quais se destacaram questões sobre o consumo de bens e produtos.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões e significados de uma razão política. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, [1979] 2013.
BRENNER, Ana Karina. Militância de jovens em partidos políticos: um estudo de caso com universitários. 2011. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
CAVALCANTE, Sávio. Classe média e conservadorismo liberal. In: CRUZ, Sebastião Velasco e; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (orgs.). Direita, volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015. p. 177-196.
CONSTANTINO, Rodrigo. Esquerda caviar: a hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: São Paulo: Editora Record, 2013.
CRUZ, Sebastião Velasco. Elementos de reflexão sobre o tema da direita (e esquerda) a partir do Brasil no momento atual. In: CRUZ, Sebastião Velasco e; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (orgs.). Direita, volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015. p. 13-48.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, [1979] 2013.
DOUGLAS, Mary. O mundo dos bens, vinte anos depois. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 13, n. 28, jul./dez. [1999] 2007, p. 17-32.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009, 108 p.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: Porto Editora, 1997, 190 p.
DUVERGER, Maurice. Os partidos políticos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, [1951] 1970.
EMERENCIANO, Juliana. A comunicação através das roupas: uma compreensão do design de moda além da superficialidade. Revista Design em Foco, v. 2, n. 1, jan./jun. 2005, p. 9-25.
FIORIN, José Luiz. Fundamentos teóricos para ensino da leitura. In: XIII SEMANA DE LETRAS. Santa Maria: Local onde a semana foi realizada, 1990.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.
KAYSEL, André. Regressando ao regresso: elementos para uma genealogia das direitas brasileiras. In: CRUZ, Sebastião Velasco e; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (orgs.). Direita, volver! O retorno da direita e o ciclo político brasileiro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015. p. 49-74.
MARQUES, Rosa Maria; MENDES, Áquilas. O social no governo Lula: a construção de um novo populismo em tempos de aplicação de uma agenda neoliberal. Revista de Economia Política, v. 26, n. 1 (101), jan./mar. 2006, p. 58-74.
MILLER, Daniel. Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Nobel, 2004b.
RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas,1999.
ROCHA, Sônia. O programa Bolsa Família: evolução e efeitos sobre a pobreza. Economia e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 1 (41), abr. 2011, p. 113-139.
TASCHNER, Gisela. Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais. São Leopoldo, Ciências Sociais Unisinos, v. 46, n. 1, jan./abr. 2010, p. 47-52.
TEIXEIRA, Juliana Cristina; NASCIMENTO, Marco César Ribeiro; BARROS, Amon. Os rolezinhos em shoppings centers: reflexões sobre o que agregam e em que desafiam os estudos de segregação social e urbana. In: VIII ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD. Gramado: Local onde o encontro foi realizado, 2014.