Não basta desfilar, tem que vender: (des)encontros entre moda e mercado

Autores

  • Tarcisio D’Almeida

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v2i2.383

Palavras-chave:

moda, tendência, criação, mercado, consumo.

Resumo

A moda registra, desde suas origens no Renascimento até a modernidade nos séculos XIX, XX e neste início do XXI, a essência do consumo. A criatividade adquire caráter mercadológico no mundo da moda, seja na esfera simbólico-estética, seja na econômico-financeira, e ela não existe sem uma equação que contrabalanceie a liberdade do ato criativo dos estilistas de alta-costura e do prêt-à-porter – árbitros da “sugestão” de conceitos/tendências à sociedade. Esta, conseqüentemente, força os criadores de moda a se adequarem ao seu público-alvo. Até que ponto uma tendência de moda pode sobreviver independente das regras mercadológicas? Este artigo traça algumas reflexões acerca desse questionamento.

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Publicado

2008-02-14

Como Citar

D’ALMEIDA, T. Não basta desfilar, tem que vender: (des)encontros entre moda e mercado. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 80–89, 2008. DOI: 10.26563/dobras.v2i2.383. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/383. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos