Partidários/as de esquerda, militância e consumo de vestuário

Autores

  • Jaqueline Ferreira Holanda de Melo
  • Marcelo Machado Martins

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1300

Palavras-chave:

Partido político, Movimento social, Roupa

Resumo

Este trabalho é oriundo de pesquisa de mestrado concluída (UFRPE, 2016) sobre as falas acerca de práticas de consumo de 12 pessoas filiadas a partidos políticos compreendidos como de esquerda: Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). As respostas foram obtidas por meio de entrevistas dirigidas em profundidade e o consumo de produtos de vestuário é o recorte aqui apresentado. Pensar no que veste o corpo, sua procedência, seus impactos e suas reverberações é uma via de expressão política refletida (DOUGLAS; ISHERWOOD, [1979] 2013). São práticas cotidianas, construções identitárias (DUBAR, 1997; 2009) e crenças comunicadas a partir do vestir, em um espaço e um tempo determinados (CAMPBELL, 2002), que podem ser sistematizadas e compreendidas a partir de olhar semiótico (GREIMAS; COURTÉS, 1979). Assim, a roupa não foi um item discutido apenas em si mesmo, mas o tema suscitou associações com narrações sobre os estilos de vida, as formas de aquisição, as ponderações sobre modos de produção, além das mais comuns referentes à marca e ao preço. Embora a filiação aos partidos proporcione, em alguma medida, reflexões sobre produção e sistema econômico, as falas revelaram que as práticas dos/as filiados/as são pautadas por suas trajetórias de vida e suas aproximações a movimentos sociais que dialogam com os partidos, mas não necessariamente são orientadas por eles. O ser de esquerda não foi o determinante principal, mas as linhas e entrelinhas do discurso vestido e narrado durante as entrevistas, nas quais se destacaram questões sobre o consumo de bens e produtos.  

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Biografia do Autor

Jaqueline Ferreira Holanda de Melo

Mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente no Departamento de Ciências do Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Marcelo Machado Martins

Doutor em Semiótica em Linguística Geral pela USP: FFLCH (ENSL: lsh). Docente no Núcleo de Design e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

MELO, J. F. H. de; MARTINS, M. M. Partidários/as de esquerda, militância e consumo de vestuário. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 287–302, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1300. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1300. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

IV. Modos e Modas. Gostos e estilos compartilhados