Potencialidade do ritmo em processos de significação de textos visuais

Autores

  • Sandra Ramalho e Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v2i3.357

Palavras-chave:

ritmo visual, semiótica visual, leitura de imagens.

Resumo

O fenômeno conhecido como ritmo está presente nos mais diferentes processos, desde a gestação da vida, passando pelos batimentos cardíacos, pela organização do dia em horas,
pelas estações do ano, pelos processos de comunicação e por todo o campo da visualidade. Se o ritmo sonoro é perceptível à audição, o ritmo visual, conseqüentemente, é perceptível à
visão.Trata-se de um aspecto inerente à maioria das imagens, como as do vestuário. Quando criamos imagens, muitas vezes concebemos ritmos. Destacar o ritmo visual tem o propósito de
chamar a atenção para sua potencialidade no plano da expressão e no da significação. A bibliografia escassa sobre o tema é um sinalizador de uma lacuna teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUMONT, J. A Imagem. Campinas, Papirus, 1992.

GOMES Fo., J. Gestalt do objeto — sistema de leitura visual da forma. São Paulo, Escrituras, 2000.

KLEE. P. “Esquisses Pédagogiques”. In: Théorie de l’art moderne. Paris, Éditions Denoël, 1985.

OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro, Campos, 1986.

PIGNATARI, D. O que é comunicação poética. São Paulo, Brasiliense, 1989.

SOUZA, A. Artes plásticas na escola. Rio de Janeiro, Bloch, 1977.

WONG. W. Design bibimensionale. Milano, Ikon, 1990.

Downloads

Publicado

2008-02-14

Como Citar

OLIVEIRA, S. R. e. Potencialidade do ritmo em processos de significação de textos visuais. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 52–56, 2008. DOI: 10.26563/dobras.v2i3.357. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/357. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos