Consumo de marcas de moda: aspectos funcionais e simbólicos

Ana Paula de Miranda

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar os aspectos procurados pelas consumidoras de marcas de moda. Os resultados encontrados em ordem de importância foram: Busca de resultado – marcas funcionais; Busca pela sedução – marcas “peruas”; Busca pelo look – marcas “estilosas”; Busca pela liberdade – marcas independentes; Busca pela autoria – marcas individualizadoras; Busca pela novidade – marcas modernas; Busca pela individualidade – marcas “metidas”; Busca pela segurança – marcas maternais; Busca pelo prestígio – marcas suntuárias. O de maior grau de significância é o funcional, ou seja, cumprir com os aspectos funcionais é condição básica para o consumo; os aspectos simbólicos passam a ser os diferenciadores.


Palavras-chave


moda; consumo; marcas.

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, J. L. The malleable self: the role of self-expression in persuasion. Journal of Marketing Research, v. 36, nº 2, p. 45-57,1999.

AMARAL, M. A. Mademoiselle Chanel. 1 ed. São Paulo: Globo, 2004.

AUGRAS, M. A dimensão simbólica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1967.

BANISTER, E.; HOGG, M. K.; Consumers and their negative selves, and the implications for fashion marketing. In: HINES, T.; BRUCE, M. Fashion Marketing: Contemporary Issues. 1. ed. Oxford: Ed. Butterworth-Heinemann, 2001.

BARTHES, R. Sistema da moda. São Paulo: Ed. NacionalEd. Nacional/Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro/Lisboa: Elfos/Ed. 70, 1995.

BHAT, S; REDDY, S.K. Symbolic and functional positioning of brands. Journal of consumer marketing. v. 15. nº 1, p. 32-43, 1998.

BRIDSON, K.; EVANS. J. The secret to a fashion advantage is brand orientation. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 32, nº 8, p. 403-411, 2004.

DESMOND J. Consuming behaviour. 1 ed. Nova York: Palgrave Macmillan, 2003.

ELLIOT, R. “Making Up People: Consumption as a symbolic vocabulary for the construction of identity”. In: EKSTROM, K.M.; BREMBECK H. (eds). Elusive Consumption. Oxford: BERG, 2004.

ENGEL, J. F.; WARSHAW, M. R.; KINNEAR, T. C. Promotional strategy: managing the marketing communications process. Estados Unidos: Irwin, 1991.

______. BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer behavior. Estados Unidos: The Dryden Press, 1995.

GOVERS, P.C.M.; SCHOORMANS, J. P. L. Product personality and its influence on consumer preference. Journal of Consumer Marketing, v. 22, nº 4, p. 189-197, 2005.

LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas/SP: Papirus,1989.

McCRACKEN, G.; ROTH, V. Does clothing have a code? Empirical findings and theoretical implications in the study of clothing as a means of communication. International Journal of Research in Marketing. v. 6, p. 13-33, 1989.

PARK , C. W,; JAWORSKI, B. J.; MACINNIS, D. J. Strategic brand concept image management, Journal of Marketing, v. 50, Outubro, p. 135-45, 1986.

ROCHA, E. Totemismo e mercado: notas para uma antropologia do consumo. Revista Brasileira de Administração Contemporânea. Anais do 19º ENANPAD. v. I, n. 5, Marketing, 9/1995.

SARTRE. J. O ser e o nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.

SIRGY, M. Joseph. Self-concept in consumer behavior: a crítical review. Journal of consumer research. v. 9, Dezembro 1982.

SOLOMON, M. R.; SCHOPLER J. “Self-consciousness and clothing”. Personality and social psychology bulletin, 8(3), p.508-514, 1982.

______. The role of products as social stimuli: a symbolic interactionism perspective. Journal of Consumer research. v. 10, Dezembro 1983.

THOMPSON, C. J.; HAYTKO, D. L. Speaking of fashion consumers’ uses of fashion discourses and the appropriation of countervailing cultural meaning. Journal of consumer research, Junho 1997.




DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v1i1.406

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Paula de Miranda

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.