Histórias: cinema e moda

Autores

  • João Braga

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.52

Resumo

Algumas são as possibilidades de diálogo entre cinema e moda. Pode-se assim entender quando um filme é capaz de influenciar as massas por intermédio de sua exibição e, na sequência, o consequente uso coletivo de roupas, acessórios, calçados, penteados etc. baseados no seu respectivo figurino; pode-se também interpretar esse diálogo quando um profissional da moda (costureiro e/ou estilista) é convidado a criar o figurino para o filme; igualmente, é possível analisar essa interface por meio da influência que um filme exerce no comportamento e modo de ser e, por extensão, no modo de se vestir; outra possibilidade é a capacidade que o cinema tem de reconstituir um período histórico, o que exige um estudo aprofundado de indumentária e/ou moda a fim de estabelecer uma identidade o mais real possível ao período referenciado. Sendo assim, estas e outras leituras nos conduzem a possibilidades de amálgama das áreas  supracitadas.

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Publicado

2013-01-05

Como Citar

BRAGA, J. Histórias: cinema e moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 38–40, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i14.52. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/52. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Colunas

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