Moda pelo avesso: compartilhamento de produção acadêmica para transformação de realidades
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.719Palavras-chave:
Design de moda, pós-graduação em Design, qualificação docente, ensino.Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar como é possível articular a teoria e a prática no âmbito do ensino de Moda, extrapolando os muros das instituições de educação. Para isso, aborda o planejamento, a execução e os resultados do projeto de extensão intitulado Moda pelo avesso que foi idealizado para apresentar os resultados da pesquisa de mestrado de uma docente da rede federal de ensino à comunidade da cidade de Zé Doca, no Maranhão. Ele culmina trazendo à tona o retorno social da escola que incentiva e divulga a pesquisa, além de promover reflexões importantes na contemporaneidade envolvendo práticas sustentáveis e questionando o papel dos agentes implicados nas relações de consumo – designers e consumidores.Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt, Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010.
CARVALHAL, André. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1. ed. São Paulo: Paralela, 2016.
IBGE. Censo demográfico. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/ma/ze-doca/panorama. Acesso em: 6 jun. 2017.
INGOLD, Tim. 2012. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. In: Horizontes Antropológicos, 18, n. 37, pp. 25-44. Porto Alegre. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832012000100002
____________. 2015. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. São Paulo: Vozes.
ERNER, Guillaume. Sociologia das tendências. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
GODART, Frédéric. Sociologia da moda. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Senac, 2005.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
PERPÉTUO, Nayara Chaves Ferreira. No cabide: a percepção das digital influencers sobre a estratégia de design para otimização de produtos. São Luís, 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado) − Programa de PósGraduação em Design, Universidade Federal do Maranhão.
SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: GGmoda, 2014.
SCHULTE, Neide Köhler; LOPES, Luciana. Sustentabilidade ambiental: um desafio para a moda. In: ModaPalavra e-periódico, ano 1, n. 2, pp. 30-42, ago./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x01022008030