Vestir a invenção: poéticas de guerrilha artística em ações coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.912

Palavras-chave:

Figurino. Performance. Arte pública. Coletividade. Materialidade.

Resumo

O artigo apresenta práticas contemporâneas para a criação de indumentárias que se apropriam da materialidade para criar dispositivos, nas quais os papéis do criador/designer e do performer se misturam e contaminam. Para delinear esses atravessamentos, apresentaremos a construção da obra INVENÇÃO, desenvolvida como uma ação coletiva integrante do projeto “Vista a sua Existência”, idealizado pela Usina da Alegria Planetária (UAP) em conjunto com diversos artistas envolvidos no processo de forma dinâmica. O resultado da obra, em constante movimento, desloca seu foco para o relacionamento direto com a experiência do fazer e para a hibridez de linguagens e suportes, ativando dimensões políticas em escala urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2017.

BARAD, Karen. Interview with Karen Barad. In: DOLPHIN, Rick; TUIN, Iris van der. New Materialism: Interviews & Cartographies. Ann Arbor: MPublishing – University of Michigan Library, 2012. Disponível em: http://openhumanitiespress.org/books/download/Dolphijnvan-der-Tuin_2013_New-Materialism.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

BISHOP, Claire. A viragem cultural: o mal-estar na colaboração. Tradução Luis Leitão. In: PAIS, Ana (org.). Performance na esfera pública. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares: teatralidades, performances e política. Tradução Luis Alberto Alonso e Angela Reis. Uberlândia: Edufu, 2011. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-266-3

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens e sons como forma de luta. Tradução Edgard de Assis Caravalho e Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Sesc Pinheiros, 2017. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/12580_IMAGENS+E+SONS+COMO+FORMA+DE+LUTA + ENSAIO + DE + GEORGES + DIDIHUBERMAN. Acesso em: 12 jul. 2019.

FOUCAULT, Michael. O corpo utópico, as heterotopias. Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: Editora N-1, 2013.

H.O. Direção: Ivan Cardoso. Produção: Fernando Carvalho, Ivan Cardoso. Intérpretes: Caetano Veloso, Carlinhos do Pandeiro, Ferreira Gullar, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Nildo da Mangueira, Nininha, Waly Salomão. Roteiro: Ivan Cardoso. Rio de Janeiro: 1979. 13 min., 35 mm. Disponível em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=ho. Acesso em: 12 jul. 2019.

LAPOUJADE, David. As Existências Mínimas. Tradução Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: N-1, 2017.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

TELESE, Silvia Fernandes. Experiências de performatividades na cena brasileira contemporânea. In: DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana. O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Ed. Hucitec, 2017.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

CARDOSO, A. V.; REBOUÇAS, R. B. Vestir a invenção: poéticas de guerrilha artística em ações coletivas. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 33–51, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.912. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/912. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê