Performance e ritual nos trajes de cena da série Mapa/Corpo do La Pocha Nostra
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.915Palavras-chave:
La Pocha Nostra. Traje de cena. Guerra ao terror.Resumo
O artigo analisa os trajes de cena (figurino) da série de performances Mapa/Corpo, realizadas pelo coletivo transnacional La Pocha Nostra na década de 2000. Observa como a guerra ao terror, declarada pelo governo de George W. Bush após o atentado de 11 de setembro de 2001, afetou o trabalho do coletivo, acarretando transformações em suas práxis e nas criações de seus trajes de cena. O estudo aborda tanto trajes de cena criados a partir da utilização de trajes de diferentes esferas (religiosos, sociais, militares etc.), quanto trajes em que o corpo em si é o elemento principal. Para tanto, apoia-se em relatos inéditos de integrantes do coletivo e em estudos de Laurietz Seda, Fausto Viana, Mirceas Eliade e Alejandro Jodorowsky.
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