Saia de homem como discurso de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.918

Palavras-chave:

Moda. Consumo. Filosofia. Gênero. Cultura.

Resumo

O tema desse artigo é o consumo de moda e sua análise é de abordagem interpretativista. O objetivo desse estudo foi analisar o discurso de moda a partir do diálogo teórico com o discurso de poder de Foucault e a sociologia do desvio de Becker (2008). O percurso metodológico foi a realização de entrevistas em profundidade seguidas de análise de discurso, bem como captação e análise de imagens. Foram entrevistados (entrevistas narrativas) e fotografados (análise da imagem) 20 homens que usam saia no seu cotidiano. Os resultados encontrados discutem sobre o uso da saia por esses homens como discurso de poder que busca a normalização do comportamento visto como desviante pelo empreendedor moral e, por conseguinte, objetiva obter a escolha de identidade de moda livre do julgamento social.

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Publicado

2019-08-27

Como Citar

DE MIRANDA, A. P. C.; CASOTTI, L. M.; CHEVITARESE, L. P. Saia de homem como discurso de poder. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 150–166, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.918. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/918. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos