Saia de homem como discurso de poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.918

Palavras-chave:

Moda. Consumo. Filosofia. Gênero. Cultura.

Resumo

O tema desse artigo é o consumo de moda e sua análise é de abordagem interpretativista. O objetivo desse estudo foi analisar o discurso de moda a partir do diálogo teórico com o discurso de poder de Foucault e a sociologia do desvio de Becker (2008). O percurso metodológico foi a realização de entrevistas em profundidade seguidas de análise de discurso, bem como captação e análise de imagens. Foram entrevistados (entrevistas narrativas) e fotografados (análise da imagem) 20 homens que usam saia no seu cotidiano. Os resultados encontrados discutem sobre o uso da saia por esses homens como discurso de poder que busca a normalização do comportamento visto como desviante pelo empreendedor moral e, por conseguinte, objetiva obter a escolha de identidade de moda livre do julgamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BLUMER, Herbert. Fashion: from class differentiation to collective selection. Sociological Quarterly, v. 10, n. 3, p. 275-291, 1969.

CHEVITARESE, Leandro; FONSECA, Vanessa; TRAJANO, Lindalva. Desconstrução de identidade de gênero: uma leitura foucaultiana sobre as formas de resistência como práticas de liberdade. Revista Latino-Americana do Colégio Internacional de Filosofia. n. 2, p. 87-110, 2017. Disponível em: http://www.revistalatinoamericana-ciph.org/wp-content/ uploads/2017/07/RLCIF-2-Deconstruçao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité I: la volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1977.

FOUCAULT, Michel. Le sujet et le pouvoir. In: Dits et écrits. Vol. IV. Paris: Gallimard, 1994a.

FOUCAULT, Michel. L’éthique du souci de soi comme pratique de la liberté. In: Dits et écrits. Vol. IV. Paris: Gallimard,1994b.

FOUCAULT, Michel. Pouvoir et savoir. In: Dits et écrits. Vol. III. Paris: Gallimard, 1994c.

FOUCAULT, Michel. L’herméneutique du sujet. Cours au Collège de France (1981-1982). Paris: Seuil, 2001.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1988.

LURIE, Allison. A linguagem das roupas. Tradução Ana Luiza Dantas Borges. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MACIEL, Eduardo J. C.; MIRANDA, Ana Paula de. DNA da Imagem de Moda. In: COLÓQUIO NACIONAL DE MODA, 5., 2009. Recife. Anais [...]. São Paulo: Abepem, 2009. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202009/Consumo-de-Moda/. Acesso em: 2 jun. 2017.

MEAD, George H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist. 1. ed. Chicago: The University of Chicago Press,1934.

SHANKAR, Avi; ELLIOT, Richard; GOULDING, Christina. Understanding Consumption: Contributions from a Narrative Perspective. Journal of Marketing Management, v. 17, n. 3-4, p. 429-453, 2001. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1362/0267257012652096. Acesso em: 18 jul. 2019.

SIMMEL, Georg. Fashion. International Quarterly, p. 130-155, 1904.

THOMPSON, Craig J.; POLLIO, Howard R.; LOCANDER, William. B. The spoken and the unspoken: a hermeneutic approach to understanding the cultural viewpoints that underlie consumers’ expressed meanings. Journal of Consumer Research, v. 21, n. 3, p. 432-452, December 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2489684. Acesso em: 18 jul. 2019.

VELHO, Gilberto. Accusations, family mobility and deviant behavior. Social Problems, Buffalo, v. 23, n. 3, p. 268-275, Feb. 1976. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/799773. Acesso em: 18 jul. 2019..

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

DE MIRANDA, A. P. C.; CASOTTI, L. M.; CHEVITARESE, L. P. Saia de homem como discurso de poder. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 150–166, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.918. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/918. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos