“Sem gênero, idade, nação nem limites”: por uma exposição histórica da moda como dispositivo de reinvenção identitária
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v12i26.927Resumo
Depois de percorrer a exposição do acervo permanente do Museum of Fine Arts de Boston, e de visitar exposições relacionadas às trajetórias de duas mulheres artistas provenientes do país vizinho ao Sul, Frida Kahlo and Arte Popular2 e Graciela Iturbide’s Mexico3, dirigi-me ao andar seguinte para o encontro com a próxima exposição. As únicas coisas que eu podia esperar: essa abordaria a questão de gênero, como informado por algum cartaz ou guia ao entrar na instituição, e teria de ser muito boa para me despertar da museum fatigue gerada por duas horas pelos outros três andares. [...]Downloads
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Referências
BORGES, André. ‘Fiz uma metáfora contra ideologia de gênero’, diz Damares sobre vídeo. O Estado de São Paulo, 3 jan. 2019. Brasil. Disponível em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,menino-veste-azul-e-menina-veste-rosa-diz-damares-alves,70002665826.Acesso em: 18 jul. 2019.
FINAMORE, Michelle Tolini. Gender Bending Fashion. Exposição. Boston: Museum of Fine Arts, 2019.
FINAMORE, Michelle Tolini. Gender Bending Fashion. Catálogo de exposição. Boston: Museum of Fine Arts, 2019.
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Publicado
2019-08-27
Como Citar
DE MELO, T. M. “Sem gênero, idade, nação nem limites”: por uma exposição histórica da moda como dispositivo de reinvenção identitária. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 280–284, 2019. DOI: 10.26563/dobras.v12i26.927. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/927. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Resenhas