Negociações simbólicas das regras religiosas do vestir em postagens no Instagram

Autori

  • Raphael Daróz de Almeida
  • Leticia Moreira Casotti
  • Ana Paula Celso de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1296

Parole chiave:

Moda, Consumo, Cultura, Religião, Influência digital

Abstract

O objetivo deste estudo de abordagem interpretativa foi analisar postagens, emredes sociais, de grupos religiosos femininos em busca de negociações simbólicas que, a partirda moda, profanam o sagrado e sacralizam o profano. O percurso metodológico ancorou-se nacaptação e na análise das imagens de looks construídos, das legendas que as acompanham edos textos e comentários compartilhados juntamente com as fotos. Dez contas de Instagram –de mulheres caracterizadas como influenciadoras digitais e identificáveis como pertencentesà igreja Assembleia de Deus – foram acompanhadas e analisadas. Os resultados encontradosdiscutem sobre o uso, por essas mulheres, do capital da moda para borrar os limites das regrasreligiosas, fazendo negociações simbólicas entre o campo mundano e o religioso, o que nospermitiu relacionar esses achados com a sociedade da transparência de Han.

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Biografie autore

Raphael Daróz de Almeida

Mestrando no Instituto Coppead de Administração (UFRJ). Mestre em Letras pela FFLCH (USP).

Leticia Moreira Casotti

Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe (UFRJ). Professora associada do Instituto Coppead de Administração (UFRJ).

Ana Paula Celso de Miranda

Pós-doutorado no Instituto Coppead de Administração (UFRJ). Professora associada do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE

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Pubblicato

2021-04-14

Come citare

ALMEIDA, R. D. de; CASOTTI, L. M.; MIRANDA, A. P. C. de. Negociações simbólicas das regras religiosas do vestir em postagens no Instagram. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 31, p. 237–261, 2021. DOI: 10.26563/dobras.i31.1296. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1296. Acesso em: 3 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

III. Objetos, marcas e valores da moda no social