Negociações simbólicas das regras religiosas do vestir em postagens no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i31.1296Parole chiave:
Moda, Consumo, Cultura, Religião, Influência digitalAbstract
O objetivo deste estudo de abordagem interpretativa foi analisar postagens, emredes sociais, de grupos religiosos femininos em busca de negociações simbólicas que, a partirda moda, profanam o sagrado e sacralizam o profano. O percurso metodológico ancorou-se nacaptação e na análise das imagens de looks construídos, das legendas que as acompanham edos textos e comentários compartilhados juntamente com as fotos. Dez contas de Instagram –de mulheres caracterizadas como influenciadoras digitais e identificáveis como pertencentesà igreja Assembleia de Deus – foram acompanhadas e analisadas. Os resultados encontradosdiscutem sobre o uso, por essas mulheres, do capital da moda para borrar os limites das regrasreligiosas, fazendo negociações simbólicas entre o campo mundano e o religioso, o que nospermitiu relacionar esses achados com a sociedade da transparência de Han.
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