Imaginário do contágio

o que tendências de moda e pandemias têm em comum ?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.i38.1585

Schlagworte:

Tendência de Moda, Pandemia, Imaginário Social

Abstract

A presente pesquisa mira lançar luz sobre a compreensão das tendências de moda e sua difusão na sociedade pós-moderna através do contágio social. Assim, sob esta perspectiva, a teoria do contágio e os estudos epidemiológicos dão ensejo ao debate sobre as transformações que uma pandemia é capaz de ter sobre as efervescências sociais. Por este ângulo, correlacionando moda e pandemia como temática base do presente estudo, percebeu-se que as pandemias e as tendências de moda podem ter algumas semelhanças em suas estruturas de difusão, visto que as mesmas compartilham a dinâmica da virulência. Desse modo, com base na Teoria do Imaginário, referenciada por Gilbert Durand e Michel Maffesoli, o estudo aqui proposto visa refletir sobre o que tendências de moda e pandemia têm em comum. Nesse contexto, propõe-se uma análise comparativa das estruturas da disseminação de uma pandemia em relação à difusão das tendências de moda, tendo como viés metodológico a teoria do imaginário. Com isso, pôde-se compreender que pandemias e tendências de moda podem ser entendidas como uma intercessão entre o biológico e o social. E são dessas interseções que nascem toda a complexidade da experiência e efeitos de transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e históricas. Logo, a moda pode ser comparada a uma pandemia, pois ambas possuem características e impactos macros que afetam a tudo e a todos, transformando as experiências cotidianas e o imaginário social daqueles que são afetados.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Suellen Cristina Vieira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências da Linguagem. Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. suellen_zimba@
hotmail.com http://lattes.cnpq.br/9292063700887021.

Heloísa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Comunicação Social. Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. heloisapreis@hotmail.com http://lattes.cnpq.br/2708511159840663.

Literaturhinweise

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1967.

BARREIRO, Ana Martínez. La difusión de la moda en la era de la globalización. Paper: Universidad de La Coruña. Facultad de Sociología. Espanha, 2006.

BENITEZ, Gabriela Gomez. La Virulencia em la moda. Espanha: Moda el Diseno, 2015.

Disponível em: <http://modaeneldiseno.blogspot.com/2015/07/articulo-la-virulencia-en-la-moda.html> Acesso em: 05 de jun, 2022.

CALDAS, Dário. Observatório de sinais: teoria e práctica da pesquisa de tendências: Senac Rio, 2004..

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

CZERESNIA, Dina. COVID-19 é parte da História cultural. Agência Fiocruz, 2020. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/COVID-19-e-parte-da-historia-cultural. Acesso em: janeiro de 2021.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

________. O imaginário – ensaio acerca das ciências e filosofia da imagem. Tradução Renée Eve Levié – 3ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.

ERNER, G. Sociologia Das Tendências. Editora GG, São Paulo, 2015.

GEBAUER, G.; WULF, C. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. Tradução de Eduardo Triandopolis. São Paulo: Annablume, 2004.

JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2011

LE GOFF, Jacques. As doenças têm História. Lisboa, Terramar, 1997

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

LOURENÇO, Maria Júlia Muniz. Da troca de pele à troca de roupa: o trickle-down effect como um pequeno movimento da noção de bacia semântica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2022.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

________. A transfiguração do político: a tribalização do mundo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MARQUES, Rita de Cássia. TORRES, Anny Jackeline. S. PIMENTA, Denise. N. A Pandemia De Covid-19: Intersecções e Desafios para a História Da Saúde e do Tempo Presente. Instituto Fiocruz, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/documento/pandemia-de-covid-19-intersecoes-e-desafios-para-historia-da-saude-e-do-tempo-presente>. Acesso em: 10 de jun, 2022.

MORAES, Heloisa Juncklaus Preis; BRESSAN, Luiza Liene; FERNANDES, Ana Caroline Voltolini. Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.18, n.54, 2021.

Disponível em: . Acesso em: 18 de abr, 2023.

MORAES, Heloisa Juncklaus Preis. A forma (conectada) de estar no mundo: ética da estética da/na pandemia e a (re)equilibração do imaginário. In CARVALHO, Mário de Faria; BRACCHI, Daniela Nery; PAIVA, André Luiz dos S. Estéticas dissidentes e educação. São Paulo:

Pimental Cultural, 2022.

MORIN, Edgar. Por um diálogo entre as medicinas. In: Larangeira et al. Pandemia e (des)informação: mídia, imaginário e memória. Porto Alegre: Sulina, 2023.

RASQUILHA, Luís. Coolhunting e pesquisa de tendências: observar, identificar e mapear as tendências e mentalidades emergentes do consumidor São Paulo: Actual. 2015

RECH, Sandra Regina. As Tendências e o Processo de Difusão de Inovação. Paper presented at the 12º Colóquio de Moda - 9ª Edição Internacional, 3º Congresso de Iniciação Científica em Design de Moda, 2009.

ROCHINHA, Susana Cristina Almeida. Estudo Das Tendências: Análise do Processo de Observação de Tendências, Influência na Indústria e Método de Aplicação. Dissertação: Universidade Beira Interior. Covilhã, 2018.

SANT'ANNA, Patrícia. O desafio da criação de imagem de moda em um mundo global. In: Styling e criação de imagem de moda. Organização de Astrid Façanha e Cristiane Mesquita. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: Edição da Autora, 2013

VIEIRA, Suellen Cristina, Moda, Artesanato e Imaginário Social: O Slow Fashion como Potência Simbólica na Sociedade Pós-Moderna. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Tubarão, 2020.

ZANETTINI, Juliana. Pesquisas de tendências: uma abordagem sob a ótica do Design de Moda. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.anhembi.br/ppgdesign/pdfs/26-juliana_zanettini.pdf>. Acesso em: 05 de jun, 2022.

Veröffentlicht

2023-08-01

Zitationsvorschlag

CRISTINA VIEIRA, S.; JUNCKLAUS PREIS MORAES, H. Imaginário do contágio: o que tendências de moda e pandemias têm em comum ?. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 38, p. 198–223, 2023. DOI: 10.26563/dobras.i38.1585. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1585. Acesso em: 3 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos