Uma montagem desordenada de roupas e gestos: as tessituras do romance “Um amor incômodo”, de Elena Ferrante
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i39.1660Schlagworte:
Elena Ferrante, “Um amor incômodo”, Roupas, Pistas, TraumaAbstract
No romance “Um amor incômodo”, escrito pela autora italiana Elena Ferrante, a narradora e protagonista Delia busca, por meio de pistas encontradas em diversas peças de roupas, descobrir como foram os últimos dias de vida da sua mãe, que morreu afogada em uma praia próxima a Minturno. Assim sendo, este artigo apresenta uma leitura de como os itens da vestimenta são importantes no desenvolvimento da trama, tanto para a investigação de Delia, quanto para elaboração do luto e para a rememoração do passado da protagonista. Como referencial teórico, destacam-se Sinais: raízes de um paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg; O casaco de Marx, de Peter Stallybrass, e Além do princípio do prazer, de Sigmund Freud.
Downloads
Literaturhinweise
BRITO JUNIOR, Antonio Barros de. Vigilância e autocontrole em Um amor incômodo, de Elena Ferrante. Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 4, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/article/view/71497. Acesso em: 15 mar. 2023.
FELIPPI, Vera. Decifrando rendas: processos, técnicas e história. Porto Alegre: Ed. da Autora, 2021.
FERRANTE, Elena. Um amor incômodo. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução de Walderedo Ismael de Oliveira. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2001.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: FREUD, Sigmund. Obras completas: História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. E-book.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GREGGIANIN, Mônica. O sutiã como mercadoria contemporânea em uma perspectiva cognitiva. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Vale dos Sinos, Porto Alegre, 2015.
MULLER, Fernanda Suely; RODRIGUES, Antonia Dayane Figueiredo. A personificação do dialeto como violência em Um amor incômodo, de Elena Ferrante. Revista Italiano UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/italianouerj.2022.70729. Acesso em: 15 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/italianouerj.2022.70729
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. 4. ed. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Bruna da Silva Nunes, Rodrigo Cézar Dias
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais