Costura e escrita na poesia de Emily Dickinson
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i42.1707Schlagworte:
Poesia norte-americana, Costura, Emily Dickinson, FeminilidadeAbstract
É de conhecimento geral que o século XIX, nas sociedades ocidentais, pautou-se pela distinção de papéis sociais a depender do sexo do indivíduo, o que significa que homens e mulheres exerciam atividades diferentes a partir de ideais de feminilidade e de masculini- dade. Em suma, os homens atuavam no espaço público do trabalho, da política, das relações econômicas, entre outras esferas; por outro lado, às mulheres ficavam reservadas tarefas relacionadas aos cuidados com a família, com a casa e com a manutenção de uma moral reli- giosa puritana, em uma atuação restrita, muitas vezes, ao espaço e às atividades domésticas. Dentre as obrigações domésticas femininas estavam as tarefas relacionadas à vestimenta de todo o grupo familiar à sua volta: lavar, quarar, passar, costurar – fabricar e consertar peças de vestuário, além do bordado, eram atividades corriqueiras para as mulheres. A partir des- se contexto e por meio de close reading, este trabalho de análise literária se propõe a leitura dos poemas “Don’t put up my Thread & Needle -” (“Não me guarde a Linha e a Agulha –”) e “To mend each tattered Faith” (“Para remendar a Fé de Todos”), de Emily Dickinson (1830- 1886), importante voz da poesia norte-americana no século XIX, para compreendermos como o eu-lírico se apropria do campo semântico ligado à costura e, portanto, ao estereótipo de feminilidade, para subverter literariamente o discurso da domesticidade e metaforizar o processo artístico da escrita poética nas imagens ligadas a esse universo da costura.
Downloads
Literaturhinweise
DICKINSON, Emily. Poesia completa. Volume I: Os fascículos. Edição bilíngue. Tradução de Adalberto Müller. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.
______. Poesia completa. Volume II: Folhas soltas e perdidas. Edição bilíngue. Tradução de Adalberto Müller. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.
FYFFE, Megan. “Emily Dickinson: ‘Homeless at home’”. In: HOSKING, Sue; SCHWERDT, Dianne (Org.). Extensions: Essays in English Studies from Shakespeare to the Spice Girls. Adelaide: Wakefield Press, 1999.
GILBERT, Sandra M; GUBAR, Susan. The Madwoman in the Attic: the woman writer and the nineteenth-century literary imagination. 2.ed. New Haven: Yale University Press, 2000.
KAUSS, Vera Lúcia; de JESUS, Eli Dias. “Moda e literatura: um tecido interdisciplinar”. In: CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira et al. (Org.). Interdisciplinaridade: trajetórias e desafios. Duque de Caixas, RJ: UNIGRANRIO, 2017. p. 12-26.
MILLER, Cristanne. Dickinson’s Experiments in Language. In: HAGENB U CHLE, Roland; MILLER, Cristanne (Ed.). The Emily Dickinson Handbook. Amherst: Massachusetts Press, 1999. p.240-257.
RODRIGUES, Mariana Tavares. Mancebos e mocinhas: moda na literatura brasileira do século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
SOLOMON, Geanneti Tavares. “Moda e literatura: convergências possíveis”. In: Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 4, n. 2, p.99-112, 2011.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2019.
WARDROP, Daneen. Emily Dickinson and the Labor of Clothing. Durham, New Hampshire: University of New Hampshire Press, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Natalia Helena Wiechmann
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais