Galeria: o “coeficiente de arte” de Marcel Duchamp: uma antropologia da arte conceitual

Autor/innen

  • Stéphane Malysse

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v3i7.258

Abstract

Se a obra de arte é um ponto de vista sobre o mundo, pedindo um outro ponto de vista, o do público, que deve ler e interpretar os gestos dos artistas e as suas intenções, estamos propondo aqui uma pragmática da arte que seja uma estética pelo gesto, em que o artista, em vez de esconder seus gestos criativos, transforma-os na gênese da obra. Para o interacionismo simbólico da Escola de Sociologia de Chicago, o pragmatismo virou a base da metodologia de pesquisa, pois o mundo só existe através das interpretações que os homens fazem dele, o que significa que, para nós, a arte só existe através das interpretações que os homens fazem dela, ou seja, “são os espectadores que fazem os quadros”, como afirmava Duchamp (citado por MARCADÉ, 2008, p. 248) (...)

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

DUCHAMP, Marcel. Duchamp du signe: écrits. Paris: Flammarion, 1975.

GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Claredon Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198280132.001.0001

JOUSSE, Marcel. Anthropologie du geste. Paris: Seuil, 1970.

MARCADÉ. Bernard. Marcel Duchamp: la vie à crédit. Paris: Flammarion, 2008. DOI: https://doi.org/10.3917/lcdd.068.0135

Veröffentlicht

2009-02-07

Zitationsvorschlag

MALYSSE, S. Galeria: o “coeficiente de arte” de Marcel Duchamp: uma antropologia da arte conceitual. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 51–55, 2009. DOI: 10.26563/dobras.v3i7.258. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/258. Acesso em: 22 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Colunas