Os sujeitos perfumados da publicidade: uma proposta de tipologia
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.551Keywords:
publicidade de perfume, sujeito perfumado, tipologia, semiótica.Abstract
Este artigo apresenta um conjunto de análises de publicidade de perfume de marcas de alta-costura e prêt-à-porter identificadas a partir de um recorte de 142 anúncios veiculados nas edições regulares da revista Vogue Brasil, do ano de 2010 a 2014. A partir das considerações aqui apresentadas, embasadas nos conceitos e definições de Eric Landowski e Ana Claudia de Oliveira, propomos uma tipologia dos sujeitos perfumados que figuram nos textos e nos discursos publicitários propagados socialmente por meio de práticas específicas.
Downloads
References
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003.
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. Coleção Moda & Comunicação. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
FLOCH, Jean-Marie. Petite mythologie de l’oeil et l’esprit. Paris: Hades-Benjamin, 1985.
GREIMAS, A. J. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1976.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, Joseph. Semiótica: diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Tomo II. Trad. Enrique Ballón Aguirre. Madrid: Editorial Gredos, 1989.
______. Dicionário de Semiótica. Tradução Alceu Dias Lima, Diana Luz Pessoa de Barros, Eduardo Peñuela Canizal, Edward Lopes, Ignacio Assis da Silva, Maria José Castagnetti Sombra, Tieko Yamaguchi Miyazaki. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo/Campinas: EDUC/Pontes, 1992.
______. Presenças do outro. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.
______. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. São Paulo: Edições CPS, 2005.
______. O triângulo emocional do discurso publicitário. Comunicação midiática, Bauru, n. 6. 2006.
______. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Vitrinas: acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo: Educ, 1997.
______. Nas interações corpo e moda, os simulacros. In: Caderno de discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, vol. 1, n. 13, pp. 17-54, nov. 2007, CD-ROM.
______. Nas interações corpo e moda, os discursos da aparência. In: Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, vol. 1, n. 14, pp. 1-43, nov. 2008, CD-ROM.
______. Estesia e experiência do sentido. In: Revista CASA – Cadernos de Semiótica Aplicada, vol. 8, n. 2, dez. 2010. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/3376/3099. Acesso em: 4 jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.21709/casa.v8i2.3376
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyrights of the works published in this journal belong to the author, and dObra[s] holds the rights of first publication. Due to their publication in this open access journal, any work here is free to use, with its own attributions, in educational and non-commercial applications.