Os sujeitos perfumados da publicidade: uma proposta de tipologia

Authors

  • Taisa Vieira Sena

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.551

Keywords:

publicidade de perfume, sujeito perfumado, tipologia, semiótica.

Abstract

Este artigo apresenta um conjunto de análises de publicidade de perfu­me de marcas de alta-costura e prêt-à-porter identificadas a partir de um recorte de 142 anúncios veiculados nas edições regulares da revista Vogue Brasil, do ano de 2010 a 2014. A partir das considerações aqui apresentadas, embasadas nos conceitos e definições de Eric Landowski e Ana Claudia de Oliveira, propomos uma tipologia dos sujeitos perfumados que figuram nos textos e nos discursos publici­tários propagados socialmente por meio de práticas específicas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EDUSC, 2003.

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da Moda: semiótica, design e corpo. Coleção Moda & Comunicação. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

FLOCH, Jean-Marie. Petite mythologie de l’oeil et l’esprit. Paris: Hades-Benjamin, 1985.

GREIMAS, A. J. Semiótica e ciências sociais. São Paulo: Cultrix, 1976.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, Joseph. Semiótica: diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Tomo II. Trad. Enrique Ballón Aguirre. Madrid: Editorial Gredos, 1989.

______. Dicionário de Semiótica. Tradução Alceu Dias Lima, Diana Luz Pessoa de Barros, Eduardo Peñuela Canizal, Edward Lopes, Ignacio Assis da Silva, Maria José Castagnetti Sombra, Tieko Yamaguchi Miyazaki. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo/Campinas: EDUC/Pontes, 1992.

______. Presenças do outro. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

______. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. São Paulo: Edições CPS, 2005.

______. O triângulo emocional do discurso publicitário. Comunicação midiática, Bauru, n. 6. 2006.

______. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Vitrinas: acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo: Educ, 1997.

______. Nas interações corpo e moda, os simulacros. In: Caderno de discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, vol. 1, n. 13, pp. 17-54, nov. 2007, CD-ROM.

______. Nas interações corpo e moda, os discursos da aparência. In: Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, vol. 1, n. 14, pp. 1-43, nov. 2008, CD-ROM.

______. Estesia e experiência do sentido. In: Revista CASA – Cadernos de Semiótica Aplicada, vol. 8, n. 2, dez. 2010. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/view/3376/3099. Acesso em: 4 jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.21709/casa.v8i2.3376

Published

2017-05-18

How to Cite

SENA, T. V. Os sujeitos perfumados da publicidade: uma proposta de tipologia. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 21–36, 2017. DOI: 10.26563/dobras.v10i21.551. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/551. Acesso em: 3 dec. 2024.

Issue

Section

Articles