Teatro, cinema, diálogos e relações: Boca de Ouro e seus contextos

Autores/as

  • Álvaro Dyogo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.101

Palabras clave:

teatro, cinema, Boca de Ouro, Nelson Rodrigues, Nelson Pereira dos Santos.

Resumen

A relação entre o teatro e o cinema está permeada de diálogos. Neste artigo, perceberemos como as artes precisam, não raramente, justificar sua relevância, seu valor social. Essa necessidade suscita a discussão sobre a importância da preservação do patrimônio artístico. Questionaremos, entretanto, os critérios sob os quais alguns artistas são considerados “prioridade”, e por que determinadas obras são consideradas “grandes”. Tendo como locus o Brasil, levantaremos, ainda, algumas discussões sobre o pensamento acadêmico cinematográfico e como essas reflexões se processaram no país, focando nossa atenção no filme Boca de Ouro (1963), de Nelson Pereira dos Santos, baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Enfoques tradicionales de la historia del cine. Barcelona: Ediciones Paidós Iberica, 1985.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BEZERRA, Cláudio. PDFs. In: Encontro dos núcleos de pesquisa Intercom, IV., 2004, Porto Alegre. Do teatro ao cinema: três olhares sobre O Auto da Compadecida. Porto Alegre: Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (Portcom), 2004, p. 1-15. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/27250319936722885338238798356255597666.pdf. Acesso em: 20 out. 2013.

BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p. 25-70.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COELHO, Sandra Straccialano. Perspectivas da análise narrativa no cinema: por uma abordagem narrativa no filme documentário. Doc On-line, n. 11, dez. 2011 , p. 25-55. Disponível em: www.doc.ubi.pt. Acesso

em: 20 out. 2013.

GOMES, Paulo Emílio Salles. 2. ed. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 35-79.

GUALDA, Linda Catarina. Literatura e Cinema: elo e confronto. Matrizes, v. 3, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p201-220

HOWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro. Tradução de Beth Vieira. São Paulo: Globo, 1996.

MARQUES, Aída. O cinema de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

O novo Cinema Novo. Revista Opinião, 14 fev. 1975. In: BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 233-237.

PATRIOTA, Rosangela. Apontamentos acerca da recepção no teatro brasileiro contemporâneo: diálogos entre história e estética. Novo Mundo Mundos Novos, 2006. Disponível em: http://nuevomundo.revues. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.1528

org%22www.nuevomundo.revues.org/1528. Acesso em: 10 maio 2014.

PEREIRA, Álvaro Dyogo. O jornalista em Nelson Rodrigues (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. Tradições e inovações nas artes da cena. Sala Preta, São Paulo, v. 9, p. 319-332, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57415/60397. Acesso em: 27 maio 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p319-332

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

RODRIGUES, Nelson. Boca de Ouro: tragédia carioca em três atos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

SGANZERLA, Rogério. Cinema fora da lei. Contracampo: Revista de Cinema. [sl.], n. 27, [2001]. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/27/frames.htm. Acesso em: 10 dez. 2014.

Um autor do cinema brasileiro se identifica com seu público, ou vamos todos à praia. aParte, mar. 1968. In: BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das

Letras, 2009. p. 223-232.

VELOSO, Geraldo. Por uma arqueologia do “outro” cinema. 1983. In: Contracampo: Revista de Cinema. [sl.], n. 92, [s.d.]. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/92/artoutrocinema.htm. Acesso em:

dez. 2014.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

______. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FILMOGRAFIA

A falecida. Direção de Leon Hirszman. Rio de Janeiro: Meta Produções Cinematográficas Ltda., 1965. (85 min.), son. P&B.

Boca de Ouro. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes Ltda., 1963. (103 min.), son. P&B.

Os cafajestes. Direção de Ruy Guerra. Rio de Janeiro: Magnus Filmes Ltda.; Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A., 1962. (93 min.), son. P&B.

Rio, 40 graus. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Equipe Moacyr Fenelon, 1955. (90min.), son. P&B.

Rio, zona norte. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Nelson Pereira dos Santos, 1957.(82 min.), son. P&B.

Vidas secas. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A., 1963. (103 min.), son. P&B.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

PEREIRA, Álvaro D. Teatro, cinema, diálogos e relações: Boca de Ouro e seus contextos. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 29–41, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i18.101. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/101. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos