Teatro, cinema, diálogos e relações: Boca de Ouro e seus contextos

Autori

  • Álvaro Dyogo Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.101

Parole chiave:

teatro, cinema, Boca de Ouro, Nelson Rodrigues, Nelson Pereira dos Santos.

Abstract

A relação entre o teatro e o cinema está permeada de diálogos. Neste artigo, perceberemos como as artes precisam, não raramente, justificar sua relevância, seu valor social. Essa necessidade suscita a discussão sobre a importância da preservação do patrimônio artístico. Questionaremos, entretanto, os critérios sob os quais alguns artistas são considerados “prioridade”, e por que determinadas obras são consideradas “grandes”. Tendo como locus o Brasil, levantaremos, ainda, algumas discussões sobre o pensamento acadêmico cinematográfico e como essas reflexões se processaram no país, focando nossa atenção no filme Boca de Ouro (1963), de Nelson Pereira dos Santos, baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Enfoques tradicionales de la historia del cine. Barcelona: Ediciones Paidós Iberica, 1985.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BEZERRA, Cláudio. PDFs. In: Encontro dos núcleos de pesquisa Intercom, IV., 2004, Porto Alegre. Do teatro ao cinema: três olhares sobre O Auto da Compadecida. Porto Alegre: Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (Portcom), 2004, p. 1-15. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/27250319936722885338238798356255597666.pdf. Acesso em: 20 out. 2013.

BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. p. 25-70.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COELHO, Sandra Straccialano. Perspectivas da análise narrativa no cinema: por uma abordagem narrativa no filme documentário. Doc On-line, n. 11, dez. 2011 , p. 25-55. Disponível em: www.doc.ubi.pt. Acesso

em: 20 out. 2013.

GOMES, Paulo Emílio Salles. 2. ed. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 35-79.

GUALDA, Linda Catarina. Literatura e Cinema: elo e confronto. Matrizes, v. 3, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p201-220

HOWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro. Tradução de Beth Vieira. São Paulo: Globo, 1996.

MARQUES, Aída. O cinema de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

O novo Cinema Novo. Revista Opinião, 14 fev. 1975. In: BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 233-237.

PATRIOTA, Rosangela. Apontamentos acerca da recepção no teatro brasileiro contemporâneo: diálogos entre história e estética. Novo Mundo Mundos Novos, 2006. Disponível em: http://nuevomundo.revues. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.1528

org%22www.nuevomundo.revues.org/1528. Acesso em: 10 maio 2014.

PEREIRA, Álvaro Dyogo. O jornalista em Nelson Rodrigues (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009.

PICON-VALLIN, Béatrice. Tradições e inovações nas artes da cena. Sala Preta, São Paulo, v. 9, p. 319-332, 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57415/60397. Acesso em: 27 maio 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p319-332

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

RODRIGUES, Nelson. Boca de Ouro: tragédia carioca em três atos. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

SGANZERLA, Rogério. Cinema fora da lei. Contracampo: Revista de Cinema. [sl.], n. 27, [2001]. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/27/frames.htm. Acesso em: 10 dez. 2014.

Um autor do cinema brasileiro se identifica com seu público, ou vamos todos à praia. aParte, mar. 1968. In: BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das

Letras, 2009. p. 223-232.

VELOSO, Geraldo. Por uma arqueologia do “outro” cinema. 1983. In: Contracampo: Revista de Cinema. [sl.], n. 92, [s.d.]. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/92/artoutrocinema.htm. Acesso em:

dez. 2014.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

______. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FILMOGRAFIA

A falecida. Direção de Leon Hirszman. Rio de Janeiro: Meta Produções Cinematográficas Ltda., 1965. (85 min.), son. P&B.

Boca de Ouro. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes Ltda., 1963. (103 min.), son. P&B.

Os cafajestes. Direção de Ruy Guerra. Rio de Janeiro: Magnus Filmes Ltda.; Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A., 1962. (93 min.), son. P&B.

Rio, 40 graus. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Equipe Moacyr Fenelon, 1955. (90min.), son. P&B.

Rio, zona norte. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Nelson Pereira dos Santos, 1957.(82 min.), son. P&B.

Vidas secas. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas Herbert Richers S.A., 1963. (103 min.), son. P&B.

Pubblicato

2015-12-31

Come citare

PEREIRA, Álvaro D. Teatro, cinema, diálogos e relações: Boca de Ouro e seus contextos. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 29–41, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i18.101. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/101. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos