Mulheres artistas: um paradoxo (ainda) necessário

Autores/as

  • Gabriela Rodrigues Pessoa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v13i28.1069

Resumen

Em 2011, Ana Paula Cavalcanti Simioni escreveu uma resenha sobre o catálogo da exposição Elles@centrepompidou: Artistes femmes dans la collection du Musée National d’Art Moderne2 , publicada no Cadernos Pagu. No texto intitulado A difícil arte de expor mulheres artistas, a autora abordou exposições anteriores voltadas a artistas mulheres ou a publicação de livros, como o Modern woman, de autoria de Cornelia Butler e Alexandra Schwartz, publicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2010, dedicado ao levantamento e análise das obras de mulheres artistas presentes na coleção do museu. . Para Simioni, a sincronia dos eventos apontava para o “consistente indício do impacto que os estudos sobre as relações entre arte e gênero realizados no ambiente acadêmico foram finalmente capazes de gerar no campo das instituições artísticas” (SIMIONI, 2011, p. 376).

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Citas

DIAS, Elaine; SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930).

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Publicado

2020-04-09

Cómo citar

OLIVEIRA, G. R. P. de. Mulheres artistas: um paradoxo (ainda) necessário. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 255–262, 2020. DOI: 10.26563/dobras.v13i28.1069. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1069. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Resenhas