O ciclo de vida dos quimonos e o mercado da beleza

Autores/as

  • Christine Greiner

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v6i13.138

Palabras clave:

corpo, beleza, quimono, cultura japonesa, moda japonesa.

Resumen

A história dos quimonos no Japão não é o que parece à primeira vista. Está intimamente relacionada a diferentes redes de produção. Afinal, quimonos nunca foram definidos
como “aquilo que se veste”. Eles já representaram símbolos de sabedoria (para antigos monges), objetos de sedução (para delicadas gueixas), imagens-fetiche do exotismo (no cinema hollywoodiano) e produtos para exportação (no que se refere à economia japonesa). A história dos quimonos sempre foi uma história do corpo e da percepção da vida. É disso que trata este artigo. De uma roupa que veste o corpo, mas só existe na medida em que se alimenta de movimento e de imaginação.

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Publicado

2013-01-24

Cómo citar

GREINER, C. O ciclo de vida dos quimonos e o mercado da beleza. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 59–65, 2013. DOI: 10.26563/dobras.v6i13.138. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/138. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos