“Senhorinha cinemofila”
cinema e moda na cultura brasileira dos anos 1920
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.i35.1416Palabras clave:
Cinema, Moda, CulturaResumen
Com o afinco de analisar a representação da feminilidade no cinema, que porta significados múltiplos, esse texto apresenta a importante relação entre cinema e moda nos anos 1920, revelando o poder de influência que esse veículo de comunicação teve nas experiências de vida de homens e mulheres que desfrutaram dos espaços de exibição. Para tal propósito, a metodologia consiste em realizar um breve panorama do impacto do cinema no meio sociocultural brasileiro da época e das modificações nos referenciais culturais de Paris para Hollywood, em termos de linguagem cinematográfica, e, finalmente, observar como a moda estava presente nessas transformações e como ela se destacou nesse contexto.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz & Terra, 2002.
BARD, Christine. Une histoire politique du pantalon. Paris : Éditions du Seuil, 2010.
BOOZER, Jack. The lethal femme fatale in the noir tradition. Journal of Film and Video, University of Illinois Press. v. 51, n. 3/4, p. 20-35, 1999.
BORDAT, Francis. Le Code Hays. L'autocensure du cinéma américain. Vingtième siècle. Revue d'histoire, [França], 1987, p. 3-16.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
COSTALLAT, Benjamim. Mademoiselle Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999.
COTT, Nancy F. A mulher moderna: O estilo dos anos vinte. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das Mulheres no Ocidente: O século XX. Porto: Edições Afrontamento, 1991.
DA SILVA, Gelson Peres. Salomé de Oscar Wilde: Questionamentos. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 3, n. 4, 2001.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
GUBERNIKOFF, Giselle. A imagem: representação da mulher no cinema. Conexão - Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, 2009.
HUTCHEON, Linda; HUTCHEON, Michael. O corpo perigoso. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 11, p. 21-60, 2003.
LOPES, Denise. A mulher no cinema segundo Ann Kaplan. Revista Contracampo, n. 07, Niterói, 2002.
MARGUERITTE, Victor. La garçonne. Paris, Éditions Archipoche, 2021.
MORAES, Rita. Femmes fatales: representation in the movies and the spectrum of modernity. Revista de Letras, São Paulo, v. 19, n. 25, p. 87-97, 2017.
MORIN, Edgar. A Alma do Cinema. In: XAVIER, Ismail. A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
NEEDELL, Jeffrey. Belle Époque Tropical: sociedade e cultura no Rio de Janeiro na virada do século. (Trad. Celso Nogueira). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
NUNES, Rodrigo Figueiredo. A Hollywood clássica: uma breve história (1930 – 1950). Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema) – Universidade Estácio de Sá, Porto Alegre, 2018.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SPINI, Ana Paula; BARROS, Carla Miucci Ferraresi. Star system, sexualidade e subjetivações femininas no cinema de Hollywood (1931-1934). ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 30, 2015.
SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2004.
THÉBAUD, Françoise. A Grande Guerra: O triunfo da divisão sexual. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das Mulheres no Ocidente: O século XX. Porto: Edições Afrontamento, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tatiana de Carvalho Castro, Everton Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais