“EU SOU MEU PRÓPRIO CHEFE”: construção do self empreendedor, consumo e masculinidade no contexto hype

Autores/as

Palabras clave:

Masculinidade, Distinção Social, Consumo, Moda

Resumen

O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa de mestrado, de caráter etnográfico, que busca analisar as construções de masculinidade e distinção social através do consumo de vestuário. Utilizando bibliografias mais cânones nos estudos de gênero sobre masculinidade e consumo, mais precisamente as noções de Self-Made Men de Kimmel e a imagem do self empreendedor, de Nikolas Rose, procuramos discutir como existe uma relação entre o consumo e a performance da identidade de gênero. Concluindo, assim, que esses homens estabelecem entre si a partir da roupa (seus espaços de negociações, a maneira como se relacionam no grupo e fora dele) e a necessidade de homens se colocarem também como empreendedores nesse ambiente de sociabilidade e consumo.

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Biografía del autor/a

Thainá Saciloto Paulon



Publicado

2023-03-24

Cómo citar

DIAS DE SIQUEIRA, M.; SACILOTO PAULON, T. “EU SOU MEU PRÓPRIO CHEFE”: construção do self empreendedor, consumo e masculinidade no contexto hype. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], n. 37, p. 31–48, 2023. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/1646. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê