“EU SOU MEU PRÓPRIO CHEFE”: construção do self empreendedor, consumo e masculinidade no contexto hype
Mots-clés :
Masculinidade, Distinção Social, Consumo, ModaRésumé
O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa de mestrado, de caráter etnográfico, que busca analisar as construções de masculinidade e distinção social através do consumo de vestuário. Utilizando bibliografias mais cânones nos estudos de gênero sobre masculinidade e consumo, mais precisamente as noções de Self-Made Men de Kimmel e a imagem do self empreendedor, de Nikolas Rose, procuramos discutir como existe uma relação entre o consumo e a performance da identidade de gênero. Concluindo, assim, que esses homens estabelecem entre si a partir da roupa (seus espaços de negociações, a maneira como se relacionam no grupo e fora dele) e a necessidade de homens se colocarem também como empreendedores nesse ambiente de sociabilidade e consumo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais