Os valores e papéis sociais femininos nos figurinos de moda de Alceu Penna
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.167Palabras clave:
revista O Cruzeiro, moda, Alceu Penna, semiótica plástica, sociossemiótica.Resumen
Este artigo refere-se a uma pesquisa que abrange as áreas da semiótica discursiva, comunicação e moda, tendo como universo o conjunto de imagens de moda dos figurinos de Alceu Penna inserido na coluna Figurinos da revista O Cruzeiro, da década de 1950. Desse conjunto foi extraído o corpus de pesquisa, possibilitando estudar a visibilidade das práticas sociais referentes a determinado simulacro feminino e tipo de mulher inscritos no universo imagético da revista. Busca-se identificar e analisar as imagens de moda propostas pelo figurinista que assinalam modos de presença feminina e que perseguem a construção de um simulacro de mulher brasileira.
Descargas
Citas
ABREU, Hilda Quialheiro. Do traçado ao molde: evolução e representação gráfica da modelagem do vestuário. Dissertação de Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru (1995).
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. O Iluminismo como mistificação. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969.
BARROS, Diana Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORE, Mary Del (Org.); BASSANEZI, Carla (Coord.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
_____; URSINI, Leslye Bombanatto. O Cruzeiro e as Garotas. Cadernos Pagu, v. 4, p. 243-260, 1995.
BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Trad. Grupo CASA, sob a coordenação de Ivã Lopes, Edna Maria F. S. Nascimento, Mariza B. T. Mendes, Maria G. de Souza. Bauru/SP: Edusc, 2003.
BONADIO, Maria Claudia. O Brasil na ponta do lápis: Alceu Penna, modas e figurinos (1939-1945). Disponível em: http://sitemason.vanderbilt.edu. Acesso em: 25 mai 2011.
BREWARD, Chistopher. The culture of fashion: a new history of fashionable dress. Manchester/Nova York: Manchester University Press, 1995.
CASTILHO, Kathia; OLIVEIRIA, Ana Claudia de (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
COURTÉS, Joseph; GREIMAS, Algirdas Julien. Dicionário de semiótica. Tomo I. Trad. Alceu D. Gomes, Diana L. P. de Barros, Eduardo P. Cañizal, Edwardo Lopes, Ignácio A. da Silva, Maria José C. Sembra e Tieko Y. Miyazaki. São Paulo: Cultrix, 1979.
FERNANDES, Rosane Schmitz. Museu de moda e indumentária. Monografia de Conclusão do Curso Superior de Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 1999
_____. Modateca: moda, memória e educação. Monografia de Conclusão do curso de Pósgraduação Lato Sensu em Moda: produção e criação. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.
_____. Revista O Cruzeiro: Alceu Penna e os figurinos de moda. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
FIGUEIREDO, Anna Cristina Camargo Moraes. Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada: publicidade, cultura de consumo e comportamento político no Brasil (1954-1964). São Paulo: Hucitec, História Social/USP, 1998.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
FLOCH, Jean-Marie. Semiótica plástica e linguagem publicitária: análise de um anúncio da campanha de lançamento do cigarro “News”. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Org.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. São Paulo, 2007.
HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JOFFILY, Ruth. Jornalismo de moda, jornalismo feminino e a obra de Alceu Penna. Disseratação de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.
GONÇALO JUNIOR. Alceu Penna e as garotas do Brasil: moda e imprensa 1933/1980. São Paulo: CLUQ (Clube dos Quadrinhos), 2004.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: PUC-SP/Educ/Pontes, 1992.
_____. Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
_____. Les interaction risquées. Limoges/FR: Presses Universitaires de Limoges/PULIM, 2005.
_____. Para uma semiótica do sensível. Educação & Realidade. v. 30, n. 2. jul./dez. 2005, p. 93-105.
MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidades. São Paulo: Unesp/Fecamp, 2009.
NIEMEYER, Lucy Carlinda da Rocha de. O design gráfico da Revista Senhor: uma utopia em circulação. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004.
________. Nas interações corpo e moda, os simulacros. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, n. 13, v. 1. São Paulo: CPS, 2007a.
________. Corpo e roupa nos discursos da aparência. XVI Encontro da Compós, UTP/Curitiba/PR. GT Cultura das Mídias, 2007b.
________. (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.
PENNA, Gabriela Ordones Vamos garotas! Alceu Penna: moda, corpo e emancipação feminina (1938-1957). Dissertação de Mestrado em Moda, Cultura e Arte do SENAC São Paulo, 2007.
SANT´ANNA, Denize Bernuzzi de. Consumir é ser feliz. In: CASTILHO, Kathia; OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.