Bruxas modernas e golas antigas: a alquimia histórica no figurino de Wandinha Addams
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v18i44.1926Palabras clave:
Wandinha, Figurino, Cultura Popular, História da moda, MemóriaResumen
O ensaio explora o “vestido Wandinha” como um ícone pop que sintetiza narrativas complexas sobre feminilidade, infância e sua subversão, ao mesmo tempo em que mobiliza a memória cultural e as emoções. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho analisa a composição do figurino da personagem Wandinha Addams, suas origens históricas e seu significado cultural. O texto explora como o figurino incorpora elementos da moda puritana, no período histórico da caça às bruxas nos Estados Unidos da América (Blumberg, 2007; Federici, 2017; Murrel, 2021), e da gola Peter Pan (Fields, 2004; Khairunnisa, 2014), criando uma dualidade entre inocência e perigo, a evolução da imagem da bruxa na cultura pop e como o figurino de Wandinha reflete essas narrativas. Neste sentido, o “vestido Wandinha” é um objeto singular por meio do qual é possível perceber como a moda na cultura pop pode condensar complexas narrativas históricas e sociais. Oferecendo uma gama de percepções acerca das mudanças na forma como a infância, feminilidade e religiosidade expressas na moda ao longo do tempo, a peça representa o poder que a moda tem de evocar o passado para conversar com o contemporâneo.
Descargas
Citas
BALANZATEGUI, Jessica. The Uncanny Child in Transnational Cinema: Ghosts of Futurity at the Turn of the Twenty-First Century. Amsterdam: University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/9789048537792
BANDEIRA, Lourdes Maria; MAGALHÃES, Maria José. A transversalidade dos crimes de femicídio/feminicídio no Brasil e em Portugal. Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal, v. 1, n. 1, p. 29-56, 2019. DOI: https://doi.org/10.29327/2193997.1.1-3
BECHTEL, Guy. As quatro mulheres de Deus: a puta, a bruxa, a santa e a imbecil. Lisboa: Multinova, 2002.
BOYER, Paul; NISSENBAUM, Stephen. Salem possessed: The social origins of witchcraft. Harvard University Press, 1974.
BLUMBERG, Jess. A brief history of the Salem witch trials: One town’s strange journey from paranoia to pardon. 2007. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/a-brief-history-of-the-salem-witch-trials-175162489/. Acesso em: 13 mai. 2025.
CAETANO, Stella Mendonça. Indumentária, pertencimento e diferenciação: o papel das roupas na construção de uma identidade coletiva gótica. Revista Ensaios, v. 16, jan-jun, p. 176-192, 2020a. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.44437
CAETANO, Stella Mendonça. O consumo subcultural à luz da Teoria Cultural e da Filosofia da Diferença: a identidade e a identificação na esfera micro do gótico. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, 2020b. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6357
COSTA, Francisco Araujo da. O figurino como elemento essencial da narrativa. Sessões do imaginário, v. 7, n. 8, 2002.
DAVIS, Linda. Chas Addams: a cartoonist’s life. Nashville: Turne Publishing Company, 2021.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
FIELDS, Armond. Maude Adams: Idol of American Theater, 1872-1953. Jefferson: McFarland, 2004.
FLETCHER, Kate. Slow fashion: An invitation for systems change. Fashion Practice, v. 2, n. 2, p. 259-265, 2010. DOI: https://doi.org/10.2752/175693810X12774625387594
GASKILL, Malcolm. Witchcraft: a very short introduction. Nova York: Oxford: 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780199236954.001.0001
GINZBURG, Carlos. História Noturna: Decifrando o Sabá. São Paulo: Cia. de Bolso, 2012.
GODBEER, Richard. Witch-Hunting in Seventeenth-Century New England: a Documentary History, 1638-1692. Massachusetts: The New England Quarterly, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/366360
HALL, David D. Worlds of wonder, days of judgment: Popular religious belief in early New England. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
KHAIRUNNISA, Erika. A Semiotic Analysis of Fashion Domination through Signs in Music Videos. Passage, v. 2, n. 1, p. 41-55, 2014.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da sedução: democracia e narcisismo na hipermodernidade liberal. São Paulo: Manole, 2020.
MACFARLANE, Karen E. Creepy Little Girl. Gothic Studies, v. 25, n. 1, p. 1-19, 2023. DOI: https://doi.org/10.3366/gothic.2023.0150
MILLER, Daniel. Material culture and mass consumption. Oxford: BasilBlackwell, 1987.
MISEROCCHI, Kevin. A Família Addams: álbum de Família. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2021.
MULVEY-ROBERTS, Marie. Dangerous bodies: Historicising the gothic corporeal. Manchester: Manchester University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.7228/manchester/9780719085413.001.0001
MUNDRA, Leela S. et al. The Salem witch trials—bewitchment or ergotism. JAMA dermatology, v. 152, n. 5, p. 540-540, 2016. DOI: https://doi.org/10.1001/jamadermatol.2015.4863
MURRELL, Rachel. Dressing the Witch: Clothing, the Body, and Accusations of Witchcraft in Puritan New England. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Faculdade de Artes, Claremont Graduate University, Claremont, 2021. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/cgu_etd/242/. Acesso em: 14 mai. 2025.
MYERS, Ruth. How The Addams Family Made Everyone Want to Dress Like Morticia and Wednesday. Ana Gragert. ELLE Magazine. 30 out. 2020. Disponível em: https://www.elle.com/culture/movies-tv/a34526239/addams-family-costume-designer-secrets/ Acesso em: 10 mai. 2025.
NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
RUSSELL, Jeffrey; ALEXANDER, Brooks. História da Bruxaria. São Paulo: Aleph, 2008.
SILVANO, Filomena. Antropologia da Moda. Lisboa: Documenta, 2021.
STALLYBRASS, P. O Casaco de Marx: roupas, memórias, dor. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SCHOLL, Raphael Castanheira.; DEL-VECHIO, Roberta.; WENDT, Guilherme. Welter. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. 10., 2009, Blumenau. Anais [...]. Blumenau, 2009. p. 1-15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/r16-0855-1.pdf. Acesso em: 02 mai. 2025.
TSUGAMI, Susan Sanae. (Neo) Paganismo, Cultura Pop e Mídia. Sacrilegens, v. 16, n. 1, p. 06-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.28624
SHERWIN, Brie D. Hocus Pocus: Modern-Day Manifestations of Witch Hunts. Nw. JL & Soc. Pol’y, v. 19, p. 1, 2023.
![Imagem com fundo verde vibrante mostrando uma mulher nua sentada de lado sobre um banco de madeira clara. Ela tem pele clara e longos cabelos ruivos presos em um rabo de cavalo que cai sobre seu ombro direito e suas costas. Seu braço esquerdo está amarrado com corda vermelha grossa, parcialmente visível. Sobre seu corpo há uma ilustração gráfica de ramos pretos com folhas vermelhas estilizadas que sobem da coxa esquerda em direção às costas, integrando-se visualmente com a figura. No canto direito da imagem, na vertical, está escrito “[dossiê]” em letras brancas.](https://dobras.emnuvens.com.br/public/journals/1/submission_1926_2626_coverImage_pt_BR.jpg)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Stella Mendonça Caetano

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais