Ideários de mulher: história social, o corpo, a moda e as atividades físicas em São Paulo no início do século passado
DOI:
https://doi.org/10.26563/dobras.v2i4.338Palabras clave:
história social, corpo, moda, atividade física.Resumen
Este trabalho teve por objetivo analisar a relação entre a história social, o corpo, a moda e as atividades físicas da mulher da elite paulistana no primeiro quarto do século XX. Trata-se de uma pesquisa sociocultural, descritiva e qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de literatura geral e específica, livretos, artigos, teses e recursos iconográficos da época, de modo a elucidar qual era o ideário de corpo, moda e atividade física. A mulher da elite paulistana se espelhava nas mulheres européias, mas, ganhando espaços públicos pouco a pouco, foi desenvolvendo hábitos necessários para o desempenho das funções e da expectativa que a modernidade lhe impôs. Cada vez mais ativa, transitou no mundo social das festas e das reuniões noturnas,
mas, de dia, praticava atividade física – ginástica – condizente com o ideário médico higienista e social da época.
Descargas
Citas
AJZENBERG, E. Pós-modernismo - novas imagens de arqueólogos. Apostila do Curso História da Arte II: beleza e corpo. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. Setembro, 2000. s.p.
_______________. Concepções clássicas do corpo - basar-sarx. Apostila do Curso História da arte II: beleza e corpo. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. Setembro, 2000. s.p.
BONADIO, M. C. Moda pra ler. Entrevista Maria Claudia Bonadio. Blog view. Disponível em: http//blogview.wordpress.com/2007/08/12/moda-praler. Acesso em: 19 jul. 2008.
CAMARGOS, M. Villa Kyrial - crônica da belle époque paulistana. São Paulo: SENAC, 2001.
CASTRO, A L. “Culto ao corpo, modernidade e mídia”. Educación Física y deportes. Ano 3, no 9. Buenos Aires: março, 1998.
CLUB ATHLÉTICO PAULISTANO. Um clube que cresceu com a cidade. Edição comemorativa do 70º aniversário. São Paulo: 1970.
COSTA, C. A imagem da mulher - um estudo de arte brasileira. Rio de Janeiro: SENAC-Rio, 2002.
LAVER, J. A roupa e a moda - uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.
MATTAR, D. O preço da sedução - do espartilho ao silicone. Catálogo da exposição. Itaú Cultural, maio, 2004.
MORAES, E. V. O higienisno e a educação física brasileira. V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Maceió, 1997. Anais.
PACHECO, A. J. & CUNHA JR, C. F. F. A mulher na educação física/esporte na década de 1920 no Brasil - em busca das resistências às concepções higienistas e eugênicas. s/p, s/d.
PRIORE, M. D. Corpo a corpo com a mulher - pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC, 2000.
SANTANNA, D. B. de. Representações sociais da liberdade e do controle de si. (scp). (sd).
SCHPUN, M. R. Beleza em jogo - cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20. São Paulo: SENAC, 1999.
SCHWARCZ, L. K. M. Virando o vinte - cotidiano, imaginário, política. São Paulo 1870-1910. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura. Departamento de Museus e Arquivos. Casa da Rosas. Galeria dos museus. 1994/1995.