A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si

Autores

  • Angélica Oliveira Adverse

DOI:

https://doi.org/10.26563/dobras.v11i23.713

Palavras-chave:

Performance, aparição-desaparição, veste-ritual.

Resumo

O artigo problematiza a noção da estética da desaparição na performance A morte de James Lee Byars (1994). Partiremos da fabulação da morte do artista James Lee Byars (1933-1997) para compreender a sua tentativa de figurar a perfeição dos gestos e das formas. Pretendemos examinar a busca do artista pela essência da presença-ausência: um corpo por aparecer ou como um corpo por desaparecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: UFMG, 2007, p. 263.

ARIÈS, Philippe. L’homme devant la mort. Paris: Éditions du Seuil, 1977.

ARRIOLA, Magalí et al. James Lee Byars: ½ an autobiography. New York: MOMA PS1, 2015.

BARTHES, Roland. Le bleu est à la mode cette année. Paris: IFM, 2001.

BASHO, Matsuo. Trilha estreita ao confim. São Paulo: Iluminuras, 1997.

BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. Paris: Robert Laffont, 2011.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: arte & magia; técnica & política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLANCHOT, Maurice. L’espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955, 376p.

BYARS, James. Anthology. Haute-Normandie: Éditions Vitriol, 1999.

______. James Lee Byars. Paris: Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, 1995.

COBLENCE, Françoise. Originalité. In: MONTANDON, Alain. Dictionaire du dandysme. Paris: Honoré Champion, 2016, p.198-199.

DASTUR, Françoise. A morte: ensaio sobre a finitude. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image. Paris: Gallimard, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. V. 4. São Paulo: Ed. 34, 2012.

DIAS, Sousa. A lógica do acontecimento: Deleuze e a filosofia. Porto: Afrontamento, 1995.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1990.

FRIEDLI, Susanne et al. James Lee Byars: Im full of Byars. Berlim: Kerber, 2009.

HEIL, Heinrich. Perfect is rare. Rare is perfect. In: BYARS, James. James Lee Byars. Paris: Fondation Cartier pour l’art Contemporain, 1995, p. 9-43.

LÉVY-BERTHERAT, Ann-Déborah. L’Artifice Romantique. De Byron à Baudelaire. Paris: Klincksieck, 1994.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. V. I. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MONTANDON, Alain. Dictionaire du dandysme. Paris: Honoré Champion, 2016.

PALHARES, Taisa Helena Pascale. Aura: a crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo: Barracuda, 2006.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

RIBETTES, Jean-Michel. L’attitude de la perfection. In: BYARS, James. James Lee Byars. Paris: Fondation Cartier pour l’art Contemporain, 1995, p. 45-61.

ROSSET, Clément. L’invisible. Paris: Éditions de Minuit, 2012.

SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

SCHEFER, Jean Louis. Pour un Traité des Corps Imaginaires. Paris: P.O.L, 2014.

THIEL, Wolf Günter et al. James Lee Byars: The White Mass. Berlin: Köln, 2005.

VERNANT, Jean-Pierre. L’individu, la mort, l’amour: soi-même et l’autre en Grèce Ancienne. Paris: Gallimard, 1987.

WEINHART, Martina et al. James Lee Byars: life, love & death. Strasbourg: Musée d’Art Moderne et Contemporain de Strasbourg, 2005.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

ADVERSE, A. O. A morte de James Lee Byars: imagem da (des)aparição de si. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 100–121, 2018. DOI: 10.26563/dobras.v11i23.713. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos